A Xepa, com André Bezerra e convidados
Vozes
Pedro Cianci, chef consultor da Gold Food Service, é o convidado da vez em A Xepa
Em uma cozinha de restaurante, encontrar formas de otimizar processos sem perder a qualidade é fundamental para a operação. É justamente esse o trabalho de Pedro Cianci, chef consultor da Gold Food Service e convidado da semana no podcast A Xepa.
Cianci trabalha na linha de frente, provando produtos e estudando soluções para tornar as cozinhas dos clientes da Gold mais eficientes. O trabalho é minucioso a ponto de conhecer as variações de mais de 30 tipos de maionese e saber qual é ideal para cada operação.
Com um extenso currículo na área da gastronomia, o chef conta que, antes da Gold, não costumava usar produtos industrializados e optava por fazer tudo a mão. Foi o seu cargo na empresa que o introduziu a esses produtos e quebrou seu preconceito com a indústria.
"Eu fui formado numa cozinha antiga, onde tudo era feito manualmente. A gente achava que o que era industrializado não prestava. Mas na Gold descobri que tem muita indústria fazendo coisa boa. Se eu soubesse, teria sido muito mais produtivo no passado. Não perderia tantas horas fazendo molho, descascando batata ou fazendo purê", explica.
Natural do Rio de Janeiro, Cianci é formado em gastronomia e ao longo de sua carreira trabalhou na rede de churrascarias Porcão e no Grupo Trigo, controladora das franquias Spoleto e China in Box. Por um tempo, deixou o Brasil e foi trabalhar como personal chef de um aristocrata holandês, comandando a cozinha do segundo maior barco da Europa.
Depois disso, resolveu ir à Portugal, onde morou por mais de seis anos. Lá, trabalhou servindo sanduíches de pernil em uma tasca (boteco português), na cidade do Porto. Há três anos, veio à Curitiba lecionar em escolas gastronômicas, onde conheceu a Gold.