Alê Mocellim
Bom Churrasco
Short Rib e Denver Steak, hoje vou te ensinar mais sobre esses cortes extraídos da parte dianteira do animal
Fala meu povooooooo!
Dando continuidade à nossa série sobre cortes de carnes e suas nomenclaturas, e sequenciando com os cortes vindos da parte dianteira do animal, vamos falar de duas delícias que temos no churrasco e que são extraídas da mesma peça, do acém juntamente com uma pequena porção da costela do dianteiro. Vamos falar hoje do Short Rib ou Costela Premium e também de um segundo corte que retiramos da porção do Short Rib chamado de Denver Steak.
Esses cortes são extraídos entre a primeira e a quinta costela do animal e podem chegar a um grau de marmoreio, “gordura entremeada”, alto. Sempre lembrando que o nível de marmoreio das carnes irá depender da predisposição genética e da forma que o animal foi criado.
Falando em específico do Short (curto) Rib (costela), em alguns lugares ele é encontrado como Costela Premium. Esse corte está localizado no lombo dianteiro do animal, entre a primeira e a quinta costela.
Também bastante conhecida e encontrado como Miolo do Acém, esta carne tem como característica na composição conter duas musculaturas: a parte de baixo chamamos de Chuck e a parte superior de Denver. É uma carne que costuma ter um bom nível de marmoreio principalmente na parte do Denver.
Geralmente este corte vem com dois dedos de espessura e é feita na brasa com aproximadamente 5s de mão. Essa seria a temperatura ideal para fazermos esse steak. No meu caso, eu costumo servir no ponto mal, pois nesse ponto preservamos todo o sabor e suculência que ela nos proporciona.
Falando um pouco do Denver steak, um corte tradicional americano por isso seu nome, ele é extraído da parte superior do short rib, sendo a carne mais macia e com maior alto teor de marmoreio. O Denver, além de ser um corte que em alguns caso encontra-se com valores mais em conta que a nossa famosa picanha, nos traz mais sabor e muito mais suculência.
Para terminar, como prometido, irei deixar mais uma receita aqui para vocês apreciarem esta carne e realizarem um belo churrasco com sua família e amigos.
Bom proveito e até a próxima semana!
- Para o creme de alho-poró com mostarda:
- 10 unidadess de alho-poró
- 1 cebola branca
- 1 cebola roxa
- 1/2 maço de salsinha
- 1/2 maço de cebolinha
- 1 ramo de tomilho fresco
- 2 unidades de limão siciliano
- 50 mls de mostarda dijon
- 30 mls de mostarda amarela
- 1 caixinha de creme de leite
- 100 gr de cream cheese
- 100 gr de requeijão
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Leve um steak de mais ou menos 2 dedos de altura a churrasqueira com temperatura de aproximadamente 5s de mão a 15cm do fogo.
- Deixe a carne de 6 min a 8 min de cada lado para servir no ponto mal.
- Retire a carne da churrasqueira e deixe descansar mais ou menos 1 min a 2 minutos para os líquidos ramificarem e você servir a carne suculenta.
- Antes, prepare o creme de alho-poró e mostarda.
- Corte o talo branco do alho-poró em formato julienne meia lua bem fino, também deixe as cebolas, salsinhas e cebolinhas cortadas em formato brunoise ou em cubinhos pequenos;
- Leve para uma panela ou frigideira com manteiga as cebolas, após refogadas, adicione o alho-poró.
- Em seguida, adicione o suco do limão, mexendo bem adicione as mostardas também. Abaixe o fogo e adicione o creme de leite, cream cheese e o requeijão.
- Coloque o sal e a pimenta do reino à seu gosto. Em seguida, finalize com a salsinha e cebolinha e as raspas do limão siciliano.