Alê Mocellim
Bom Churrasco
Churrasco: uma herança de pai para filho

Em muitas famílias, o churrasco é mais do que uma simples refeição, é um ritual, uma tradição que une as gerações. Crédito: Igor Alecsander.
Fala meu povo! Tudo bem?
Desta vez, vamos pausar a série sobre cortes de carne que não são “tão valorizados assim” para escrever e homenagear aquela figura que faz com que a bela tradição do churrasco passe de geração para geração – e não deixa o fogo morrer.
Sim, quero falar sobre os pais, essa figura que pode ser muito importante na vida de um filho ou filha. Um bom pai é aquele que vai transmitir valores e conhecimentos – e vai ser aquele que poderá mostrar aos seus filhos que a vida nem sempre vai ser… “um belo churrasco”.
Mas vai ser aquele que, também, dará condições, estrutura e apoio para que seus filhos passem por todas as barreiras e dificuldades. E vai ser aquele vai vibrar com cada conquista deles. Talvez, com aquele belo churrasco.
O Dia dos Pais é uma data especial, não apenas para celebrar a figura paterna, mas para refletir sobre os legados que recebemos ao longo da vida. Entre esses legados, há um que, para muitos, é passado de geração em geração, com o mesmo cuidado, paixão e atenção aos detalhes: sim, o churrasco.
Em família, isso pode significar uma tradição. E eu posso dizer que tive a sorte de ter um pai que soube passar toda a essência e o significado de um bom churrasco, que vai desde o fogo até a carne e seus preparos.
Em muitas famílias, o churrasco é mais do que uma simples refeição, é um ritual, uma tradição que une as gerações. Lembro-me de quando, ainda criança, observava meu pai preparando a carne com a mesma paciência e dedicação que ele aprendeu com seu pai. Esse ato simples, mas carregado de simbolismo, é uma verdadeira herança que ultrapassa o tempo, criando memórias que duram para sempre.
A arte de fazer o churrasco é como qualquer outro saber que passa de pai para filho (ou de mãe pra filha): é uma aprendizagem gradual, em que cada etapa é repassada com cuidado e carinho. Não é ensinar o passo a passo, é preservar aquilo que define, muitas vezes a mesa e a vida de uma família à mesa.
Quando se fala em carne preparada na churrasqueira, esses ensinamentos vão do preparo do fogo ao ponto perfeito da brasa, do corte perfeito até o tempero exato. Cada detalhe é importante. E como acontece com as tradições, cada um deles é cuidadosamente transmitido – e cada novo churrasco é uma ocasião para honrar esse legado.
Neste Dia dos Pais, não quero apenas celebrar a importância da figura paterna, mas também lembrar da herança que muitos de nós recebemos de nossos pais – e que essa herança vai muito além de bens materiais ou ensinamentos formais.
Algumas das lições mais valiosas estão nas coisas simples, nas trocas que são tidas, nas broncas recebidas, no carinho e no respeito que reservamos a quem amamos. Reunidos para um bom churrasco, também aprendemos: dedicação, paciência e, claro, fazer tudo para ter a família unida em torno da mesa, algo que é importante demais para mim.
É pensando nisso que faço o convite: Dia dos Pais, se você ainda estiver ao lado dele, agradeça. Se não, celebre seu legado. Se for diante do fogo na churrasqueira, melhor ainda. Afinal, o churrasco é exatamente um prato, é um rito, um verdadeiro símbolo de amor, união e tradição, geralmente transmitida de pai para filho, geração após geração.
Termino dizendo que cheguei aqui como filho, que tem um pai que foi meu exemplo e que muito me ensinou, mas também como um pai que tem filhos, para com os quais também sente a responsabilidade de dar sequência à tradição que vem sendo perpetuada na minha família.
E uma mensagem final para pais (e filhos):
Para você que é pai, faça todo o possível para deixar um legado bom ao seu filho. Busque ser esse pai que ama, respeita e educa – mesmo sendo duro, porque, sabemos, “a vida é dura”. Mas se temos consciência de que estamos fazendo tudo o que é possível para fazer de nossos filhos pessoas felizes e realizadas, podemos ficar mais tranquilos. É essa a referência de pais que queremos ser.
E, para você que é filho, valorize, respeite, escute, dê atenção aos seus pais. Eles não serão perfeitos, mas serão os melhores que poderão ser – se assim quiserem. Que eles possam ser pilares e referência para diferentes momentos da vida.
E, para as mães que são mais pais que muitos pais… vocês são incríveis. E que possam, como muitas mulheres, também liderar a churrasqueira de vez em quando.
Que este seja um lindo e feliz Dia dos Pais. Um dia de paz, carinho e confraternização. E que ele possa reunir toda a família em um belo churrasco.