Alê Mocellim
Bom Churrasco
Nem só de picanha vive o churrasco
Sejam todos muito bem vindos ao meu blog: o “BOM CHURRASCO”. Para a estreia da página, eu escolhi falar de uma das paixões nacionais. Sim, a rainha PICANHA. Só que não. Na verdade, hoje vou te mostrar que não só de picanha vive um bom churrasco.
E eu não estou aqui dizendo que a picanha não é mais a queridinha das churrascarias, ok? Mas, vamos abrir a mente? Temos outros cortes de carne com qualidade e sabor que não deixam nada a dever à rainha das grelhas, mas com um custo benefício bem melhor. Por conta de todas as pesquisas, estudos e tecnologia hoje aplicados à pecuária e às raças bovinas cultivadas nos nossos pastos, conseguimos desenvolver nos animais outros cortes que, antigamente, eram considerados de baixa qualidade. A tal da "carne de segunda".
O primeiro de que irei falar é o Shoulder ou Raquete. Um corte do dianteiro do animal que até então era considerado de segunda. Extraído do miolo da paleta, o Shoulder está entre os cortes bovinos mais macios e saboros.
Apesar desta carne não ter uma camada de gordura externa generosa como a da picanha, ela traz todo o sabor da gordura entremeada na sua fibra muscular. Aqui, estou falando do famoso mamoreio. Isso faz com que intensifique o sabor e a suculência da peça.

Outro corte muito saboroso e que não fica para trás é o Short Rib. Ele é extraído do lombo dianteiro do animal, da 1ª a 5ª costela. É chamado também de acém do meio com osso.
Além de ser extremamente suculento e saboroso, nos bois de qualidade e em algumas raças assim como nos angus, podemos encontrar uma capacidade de marmoreio grande na peça. Não à toa, esse corte tem se tornado uma das estrelas do churrasco entre os amantes da churrasqueira.
Uma terceira opção é o delicioso Assado de Tira. Por favor, não confundir com a famosa costela borboleta ou a costela do traseiro (prometo explicar a diferença com mais detalhes em breve). O assado de tira é um corte extraído transversalmente entre a 1ª e a 5ª costela do dianteiro do animal, logo após o final do Short Rib.
É possível encontrarmos Assado de Tira com alto índice de marmoreio em animais de qualidade. Isso, claro, só potencializa a suculência e o sabor da peça.
Uma característica muito importante do assado de tira: é um corte que pode ser assado rapidamente. Ou seja, uma bela entrada em nosso churrasco.
Uma característica muito importante do assado de tira: é um corte que pode ser assado rapidamente. Ou seja, uma bela entrada em nosso churrasco.
A última sugestão que trago hoje é a Capa do contrafilé. Esse corte está localizado acima do Ancho ou, melhor dizendo, do começo da barra do contrafilé, entre a 6ª e a 11ª costela do animal. Nos animais de qualidade, a Capa do contrafilé possui um capa de gordura uniforme e proporcional à sua quantidade de carne.
Justamente por conter essa capa de gordura, o corte traz o sabor da nossa querida Picanha. Porém, a Capa do contrafilé é uma pouco mais rígida se comparada com a picanha. De toda forma, é uma boa pedida pra quem quer saborear um belo churrasco com um custo mais baixo. Uma boa opção também para começar o churrasco.
É isso! Por hoje fico por aqui, mas logo volto com mais dica para você preparar um Bom Churrasco.