Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Vinícola italiana lança vinho em latinha
A primeira revolução foi o vinho em tetra-pack. Agora é a vez da latinha. Isso mesmo! Depois dos Estados Unidos, Ásia, Austrália e Europa do norte, o mercado italiano se rende ao vinho "enlatado". A iniciativa revolucionária para os padrões "Made in Italy" é da vinícola veronese Zai que apresenta a sua linha vegana e biológica "canned wine" de baixo teor alcoólico em embalagens de alumínio que não alteram o produto. Concebida principalmente para o público jovem, cada latinha sai de 3,5 a 4,5 euros e dá para dois cálices.
A oferta é variada. Vinho branco, tinto e frisante, fruto de uma minuciosa pesquisa enológica, de baixo teor calórico e uma diversos teores alcoólicos. Por exemplo, o branco Gamea, um dos principais vinhos da linha da vinícola, é produzido artesanalmente e com uvas colhidas em diferentes épocas do ano.
A inovação também se vê nas gravuras estampadas nas latinhas com personagens de uma história em quadrinhos que se passa em 2150 bem como o QR Code que endereça o cliente ao site da vinícola (www.zai.wine)