Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Sophia Loren inaugura seu restaurante em Milão
Depois de Florença, agora é a vez de Milão. E futuramente Bari. A diva napolitana, um das mais importantes estrelas do cinema italiana, Sophia Loren jamais escondeu seu amor pela gastronomia. Seus pratos preferidos: macarrão e pizza. Em abril, do ano passado, a artista deu início a um novo projeto profissional: um restaurante com o seu nome inaugurado em Florença. Esta semana, foi a vez de Milão receber Sophia Loren para a abertura do seu espaço gastronômico com seu nome, bem no centro da cidade, entre a Piazza Cortesia e a Piazza Duomo, onde fica a catedral, mais precisamente na via Cesare Cantù, número 3). Um sonho que se torna realidade graças a parceria com o empresário Luciano Cimmino, presidente di Dream Food, e das marcas de moda Yamamay e Carpisa, que anunciou a inauguração de um novo local para o fim deste ano, em Bari, no sul do país.
O cardápio reporta o cliente à cidadezinha de Pozzouli, onde nasceu a diva a 20 km de Nápoles. A pizza é um dos pratos principais e ainda leva a assinatura de Francesco Martucci, premiado como o melhor pizzaiolo do mundo por 4 anos consecutivos. A cozinha do Restaurante Sophia Loren é capitaneada por Gennarino Esposito, chef com duas estrelas Michelin.
Nas paredes do local, imagens icônicas da atriz iluminadas completam a decoração do espaço além da instalação de Luigi Masecchia, realizada com tampas de metal, que reproduzem o rosto de Sofia colocado na entrada do restaurante.