Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Fogo desligado para cozinhar macarrão viraliza na Itália
Em tempos de crise energética, a solução é encontrar alternativas para economizar. E os italianos já começam a usar a imaginação e a ciência, é claro, para evitar as altas contas de luz e gás que devem chegar nos próximos meses, principalmente durante o inverno europeu.
Mudanças de hábitos como reduzir os minutos debaixo do chuveiro e ligar os eletrodomésticos em faixas horárias mais baratas são algumas das medidas para reduzir o consumo. Outro exemplo diário, principalmente para os italianos, é cozinhar o macarrão - o prato diário da população - com o fogo desligado. À primeira vista, a ideia pode parecer maluca, mas não é. Quem atesta é ninguém mais, ninguém menos que Giorgio Parisi, o mais recente Prêmio Nobel de Física.
«Depois de ferver a água, jogue o macarrão na panela e espere dois minutos, tampe e desligue o fogo", diz o post em uma conta deo Facebook compartilhado pelo cientista da Universidade Sapienza de Roma. "Basta usar uma tampa e calcular um minuto a mais no cozimento do macarrão. Se for de 8 minutos, deixe cozinhar por 9. Isso faz com que economizemos oito minutos de gás por dia”. O prêmio Nobel de Física ainda acrescenta: "O mais importante é manter a tampa bem encaixada pois o calor perde-se muito por evaporação. Depois que a massa ferve, coloque o gás no mínimo para que ferva aos poucos sem muito consumir gás. A opção mais econômica é desligar, como sugerido por esse post, que não é meu, mas de Alessandro Busiri Vici, e que eu compartilhei. Obviamente, desta forma, você consome ainda menos e o macarrão cozinha de qualquer maneira".
Quer tentar? Quem já provou diz que o experimento funciona!