Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Chef Carlo Cracco lança o seu primeiro vinho
O italiano Carlo Cracco não para. Além da abertura de novos restaurantes, o estrelado chef agora irá produzir seu próprio vinho. Há menos de um ano, ele havia anunciado seu debuto no mundo da agricultura com a mulher Rosa Fanti. O casal comprou uma propriedade agrícola em Sant'arcangelo di Romagna, na região da Emilia Romanha, cidade natal da mulher de Cracco. Nos 14 hectares, os Craccos possuem oliveiras e árvores frutíferas de pêssego, caqui, cerejas e damasco. Na semana passada, o chef estrelado apresentou à imprensa o primeiro vinho - branco - produzido em sua propriedade em colaboração com o enólogo Luca D’Attoma, e que será servido nos restaurantes de Milão e Portofino. "Temos 7 hectares dedicados ao plantio de uvas", contou Carlo Cracco aos jornalistas. "Não sou um expert de vinho mas aprendi muito nestes últimos anos".
Vinho branco by Cracco
A propriedade que produz os vinhos do chef Carlo Cracco se chama Vistamare e o nome não por acaso. Dos campos onde são plantadas as uvas, é possível ver o mar Adriático. Os vinhos ainda não foram formalmente batizados mas as uvas são da família Trebbiano e Sangiovese. "O primeiro é um vinho branco, estruturado, saboroso e com um perfume de pêssego e damasco", comenta o enólogoLuca D’Attoma que com o casal Cracco optou por uma produção orgânica e futuramente biodinâmica.