Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Cerveja artesanal feita de folhas de oliveira
Um projeto de economia circular ligado ao território. Assim, nasce a primeira cerveja italiana artesanal sustentável feita com folhas de oliveira. Um produto de excelência e único no panorama do Lazio, região central da país. A ideia e concepção do produto é de Claudio Lorenzini da cervejaria "Alta Quota", que fica na cidade de Cittareale, na província de Rieti, a 150 km da capital Roma. "Somos uma empresa que, há mais de 10 anos, consegue aliar inovação e tradição em um território que sofreu muito com os constantes terremotos", comenta Lorenzini que produz suas cervejas usando apenas ingredientes 100% italianos. "Nossas bebidas valorizam as matérias-primas da nossa região e até a água que utilizamos vem do Vale do Alto Velino, o que demonstra que tudo é feito artesanalmente"
A “Olea” é feita com folhas de oliveira secas que desempenham um papel importante no equilíbrio entre o amargor e a acidez da bebida. A cerveja italiana sustentável possui um sabor "defumado" além de polifenóis e antioxidantes poderosos. "Assim como as outras cervejas, a nossa também leva água, malte de cevada, malte de trigo, lúpulo e fermento", acrescenta Claudio Lorenzini. A garrafa de 0,75 litros sai por 9 euros e é vendida no site da cervejaria.