Sem categoria
A Pipoca como ingrediente sofisticado: do snack ao prato gourmet
No Brasil, hoje é o Dia da Pipoca, um dos snacks mais amados e guerreiros do planeta - sim, guerreiro. Além de saboroso e popular, a pipoca é dona de uma trajetória de sucesso capaz de impressionar muita gente, inclusive você. Confira essa curiosa história e inspire-se com nossas dicas.
Pipoca é janta, sim
Afinal, quando o milho deixou de ser lanche da tarde e roubou o protagonismo de uma das principais refeições dos brasileiros? Atualmente, o país é o segundo maior consumidor e produtor deste tipo de milho, atrás somente dos Estados Unidos. Nutricionalmente rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, uma xícara de milho tem cerca de 300 calorias, além de boa dose de crocância e aconchego.
Na série Scandal (de Shonda Rhymes, Netflix, 2012 a 2018), a sofisticada protagonista Olivia Pope (Kerry Washington) sobreviveu a seis intensas temporadas à base de vinho tinto e pipoca. E se Olivia Pope fez, por que não?

Milho estourado, alimento preservado
Debruçados a escavar segredos da humanidade, antropólogos da Universidade de Albany, NY, descobriram fitólitos de milho no Peru, bem como grãos queimados, desse “estourável”, datados de 6.700 anos.
Diversas fontes atribuem aos americanos a efervescência do milho, tanto por suas extensas plantações, quanto pela popularização do microondas e o estilo de vida faça você mesmo. Ou seja, há muito tempo os americanos ousam no estilo de cobertura e saborização.
Da panela ao topo de pratos caríssimos
Entretanto, a utilização como ingrediente de pratos sofisticados ganhou notoriedade quando o milho entrou no laboratório de chefs adeptos da gastronomia molecular, como o célebre espanhol Ferran Adria. Considerado um dos melhores chefs do mundo, Adria utilizou alquimia e nitrogênio líquido para transformar novas texturas e ingredientes. De seu laboratório surgiu, por exemplo, a versão estouradam, caramelizada e ultracongelada.
Embora desprovidos de laboratórios, a maioria dos chefes tem imaginação em excesso. Dessa maneira, versões destemidas do ingrediente na alta gastronomia incluem:
Dicas para experimentar a Pipoca Gourmet em casa
Ficou com vontade de se aventurar na cozinha e criar pratos com pipoca? Comece com combinações simples, fáceis e surpreenda-se:
Receita Doce
Como fazer: