Bom Gourmet
Guilherme Rodrigues dá dicas de vinhos para as festas de fim de ano
Escolher vinhos para acompanhar as festas de fim de ano pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, qual rótulo funciona bem com todos os preparos servidos em uma ceia? No primeiro episódio da série de podcasts Especial de Fim de Ano, Caroline Olinda, head do Bom Gourmet, conversa com Guilherme Rodrigues sobre quais vinhos apostar no período das festas.
"Alguns tipos de vinhos são acompanhantes quase universais. Vinhos mais casuais, de até R$ 150, são ótimos, porque em geral não são muito pesados nem muito intensos. Nessas festas, a gente não abre vinhos espetaculares. O vinho é para valorizar a festa, mas não ser o personagem principal", comenta o colunista.
Dentre os tipos de vinhos, Rodrigues recomenda os rosés, os espumantes e os brancos. Ainda assim, o especialista reforça que o melhor rótulo para as festas é aquele que te faz se sentir bem. "Se tem um vinho que vocês gostam, estão acostumados a beber nessa época e se sentem felizes, então pronto. Está escolhido".
Se sua aposta para a ceia for um bacalhau, a recomendação é apostar em um tinto leve. Rótulos portugueses, espanhóis sem passagem por madeira, italianos, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay são boas pedidas.
O bate-papo completo está disponível no Spotify do Bom Gourmet. O Especial de Fim de Ano do Bom Gourmet é uma série de quatro episódios apresentada por Caroline Olinda. Fique ligado e não perca os próximos capítulos.