Bom Gourmet
Vereadores aprovam a criação do Festival da Coxinha de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (15), a criação do Festival da Coxinha. O evento acontecerá todo o ano durante o mês de maio, com duração de três semanas. Agora, resta a sanção da prefeitura para que o projeto se torne lei.
O festival irá reunir estabelecimentos gastronômicos variados, que oferecerão diferentes versões e preparos do salgado. Além disso, o projeto também prevê a inclusão de competições, degustações, oficinas e promoções especiais na programação.
"A coxinha é um dos alimentos [mais democráticos], e se não for o mais democrático que existe. Cabe em todos os bolsos, o bolso do rico, o bolso do pobre. Não há quem não goste de uma coxinha”, disse o autor do projeto, Renan Ceschin (Pode).
A criação do Festival da Coxinha de Curitiba tem como objetivo fomentar a economia local, impulsionando micro e pequenos empreendedores.
A aprovação do projeto vem na mesma onda das votações que incluíram o Fetival de Pão com Bolinho e o Festival de Carne de Onça no calendário oficial da cidade, em outubro do ano passado.
Ao contrário destes, que são organizados pelo portal gastronômico Curitiba Honesta, o Festival da Coxinha deverá ser reestruturado por completo. O evento teve outras edições com formato diferente, em 2017, 2018 e 2019, mas foi interrompido por conta da pandemia.
As versões anteriores aconteceram ao longo de um final de semana, com lugar fixo - na Praça Nossa Senhora de Salette (2017) e na Praça Afonso Botelho (2018 e 2019). Além da duração de três semanas, o novo festival acontecerá por toda a cidade.