Bom Gourmet

Prêmio Bom Gourmet e Artesian reconhecem restaurante com melhor ambientação de 2025

Bom Gourmet
26/08/2025 23:50
Thumbnail
O ambiente tem o poder de interferir nas sensações e experiências que as pessoas têm em determinados lugares, inclusive em estabelecimentos gastronômicos. Da altura do assento em relação à mesa ao conforto acústico e luminotécnico, passando por revestimentos, cores e layout do salão, os projetos de interiores são parte importante na receita de um empreendimento de sucesso.
Sabendo dessa relevância, o Prêmio Bom Gourmet, em parceria com a Artesian, reconhece as melhores ambientações entre as Novidades 2024/2025 destacadas pelo Comitê Bom Gourmet. Para isso, a equipe do Prêmio selecionou cinco finalistas entre os dez indicados — Casa Vinci, Tortuffi Cocina Moderna, Trama, T.T Burger e Scarpetta Cucina — e convidou um júri composto por especialistas em design, arquitetura e interiores para avaliar seus projetos de ambientação.
“Estamos em um novo e alegre momento, no qual a empresa comemora seus 50 anos repleta de novidades. O Prêmio Bom Gourmet é o evento perfeito para celebrarmos com alegria e encantamento, junto de profissionais incríveis, essa fase tão bonita da Artesian”, comenta Ana Penso, diretora criativa da marca de mobiliário, sobre a parceria da empresa com o Prêmio Bom Gourmet 2025.

Scarpetta Cucina, o vencedor

Um ambiente que celebra a tradição italiana com um olhar atual, onde cada detalhe reforça a hospitalidade, a gastronomia e o prazer da mesa farta. Assim a arquiteta Bruna Busse descreve o projeto que desenvolveu para o Scarpetta Cucina, vencedor, por unanimidade, da categoria Ambientação by Artesian do Prêmio Bom Gourmet 2025.
Pensado para estimular encontros, despertar memórias e acolher os sentidos, o restaurante de cozinha italiana mescla rusticidade e sofisticação, a partir de elementos como pedras naturais, presentes na base do bar e o tampo das mesas desenhadas exclusivamente para o projeto, com formas orgânicas que quebram a rigidez da simetria e promovem fluidez na ocupação do espaço.
O forro curvo, inspirado nas cavas italianas, é peça-chave para a qualidade acústica do salão. Revestido com uma textura de jateamento de celulose, ele absorve o som e adiciona uma camada sensorial ao ambiente. A paleta de cores cria contrastes elegantes e, aliada à iluminação, torna o espaço intimista, o que é potencializado pela abertura do salão para a cozinha, em referência ao hábito italiano de fazer do espaço um ambiente central de convivência familiar. A curadoria e execução das peças de arte é de Erwin Zaidowicz.

O júri

O corpo de jurados foi coi composto por profissionais que assinam ambientes da Casa Bom Gourmet em 2025. São eles: Ana Penso, Anna Karolina Venturi, Anna Loyola, Bianca Cini, Diego Miranda Leite, Flávia Bonet, Giovana Furuzawa, Givago Ferentz, Maiara Faria, Sharon Abdalla, Wolfgang Schlögel e Zeh Pantarolli.