The Next Chef
"Viva a emoção". Saiba qual a expectativa dos competidores do The Next Chef para o 3º jantar
Os chefs João Fontoura e Lucas Coelho, que se desafiam no terceiro jantar do The Next Chef, no dia 8 de abril. Lening Abdala
“Será uma noite e tanto”; “estou empolgado”. Assim se referem os chefs Lucas Coelho e João Fontoura ao terceiro jantar do The Next Chef, competição do Bom Gourmet, na noite de 8 de abril. Os dois se enfrentam na cozinha do Trinitas, restaurante do NH Hotels, em Curitiba. O vencedor segue para as semifinais da competição. E se você quer ser o jurado nessa eliminatória e ajudar a decidir quem segue adiante, compre seu ingresso na Plataforma Zet. Os lugares são limitados.
Diante dos dois, o desafio de convencer o público que adquirir os ingressos para o jantar qual deles é melhor, a partir do tema “Viva a emoção”, dado pela Romanha Alimentos, uma das patrocinadoras do The Next Chef.
Formado no Centro Europeu em 2019, Lucas Coelho trabalha em cozinha asiática - atualmente, é chef do Hayo - e considera seu prato mais conhecido a língua de boi ao molho char siu com purê de cenoura e bockchoy branqueada. Hoje, com 35 anos, se recorda do começo na profissão, ajudando um amigo em eventos e nunca mais quis sair do meio. Já passou pelo Carmina e foi professor de gastronomia.
“Quando peguei o tema, na hora me veio um pensamento completamente contrário ao real significado”, lembra Lucas. Então, diz que em 30 minutos, já havia pensado no menu e deixado tudo esquematizado. “Após falar com os organizadores, vi que tratava de emoções relacionadas a conexão emocional de comida afetiva. Nesse minuto eu dei uma recalculada na minha rota, e passei a pesquisar mais diretamente sobre o que se tratava o confort food, entender o conceito de fato e, assim, poder trazer para meu novo menu, a conexão mais próxima do povo curitibano”, admite.
“Penso que será uma noite e tanto”, resume, empolgado. Ele destaca o fato de que cada competidor que já passou pelo The Next Chef traz consigo conceitos interessantes e inovadores, e que por isso, sua intenção é manter a régua no alto. “Ou por que não, subir um pouco mais. Acredito que tem tudo para ser uma das melhores noites dessa etapa”, relata.
“Gostei bastante do tema”, afirma João Fontoura. Há três anos na gastronomia, formato pela Opet em 2023, começou na profissão influenciado pela família e tem na bagagem o trabalho em casas como o Officina Restô Bar e o Miuq. Entre suas referências na cozinha, cita nomes como Gabriel Coelho, Julia Tricate e Renata Vanzetto. E destaca, como seu melhor prato, o ceviche de melancia.
“Minha primeira reação foi pensar nas raízes e nas comidas afetivas”, assume João. O chef informa que já está pensando tanto nos pratos quanto na logística, o que pode ser um facilitador durante a competição, na cozinha do Trinitas.
“Acho que vai ser muito legal, gosto de trabalhar da forma mais tranquila e divertida sempre”, retoma João sobre sua expectativa para o jantar do dia 8. “Sempre cuidando dos preparos para a melhor execução. Estou empolgado”, admite.
O campo e o sonho
O Restaurante Tritinas conta com a liderança do chef Silvonei Souza. De gastronomia contemporânea, faz uma reinterpretação da culinária europeia mais tradicional, chegando até a alta gastronomia, e atualiza o conceito da culinária mediterrânea.
O projeto arquitetônico e decorativo do Tritinas imprime certa sofisticação a qualquer evento. Não será diferente com o The Next Chef. Para viver a emoção que os chefs Lucas e João Fontoura terão de traduzir em pratos, o espaço é o ideal. Arejado e com ambiente clean, o Trinitas vai proporcionar o conforto necessário aos clientes que vão se transformar em jurados por pelo menos uma noite.
O vencedor do duelo da noite de 8 de abril segue para as semifinais do The Next Chef, que se encerra em setembro com a grande final. A escolha de quem prossegue e quem dá adeus ao campeonato fica a cargo do público. É a possibilidade que Bom Gourmet te oferece para ser, por um dia, jurado de uma competição gastronômica.
O The Next Chef conta com o patrocínio de Romanha Alimentos e Gold Food Service e parceria de parceria de Porcelanas Germer e Aprons Chefwear. Durante a segunda rodada, também foram parceiros o Bourbon Hotéis, MMV Importadora e Dinho Distribuidora.
VEJA TAMBÉM: