Bom Gourmet
Sorveteria de Taiwan é a primeira a receber estrela do Guia Michelin
O conceito da Minimal se baseia na pesquisa e na definição da temperatura adequada para cada sabor. Reprodução/Guia Michelin
A Minimal, de Taichung, ilha de Taiwan, é a primeira sorveteria a receber uma estrela do Guia Michelin, o reconhecimento gastronômico mais importante do mundo. Aberta como uma espécie de irmã do restaurante Sur, da mesma região e que já recebeu uma condecoração do guia, a casa tem como característica a pesquisa de ingredientes, sabores e combinações.
O conceito central da Minimal está na temperatura: cada sabor é estudado com base no grau de congelamento, de forma a derreter da maneira e no tempo mais adequados para liberar os aromas e sabores desejados.
A estrela foi uma das dez dadas pelo Guia Michelin dedicado a Taiwan. Nos últimos anos, o reconhecimento havia sido dado a dois estabelecimentos de comida de rua: um em Cingapura e outro em Bancoc.
A sorveteria tem, no cardápio, casquinhas ou potes cujos preços variam de 5 a 15 euros. Entre os sabores, que variam conforme a estação, parte também das pesquisas realizadas pela casa, estão sorbets de crisântemos e cândido com folhas de batata doce.
A Minimal oferece ainda um menu degustação de sete pratos, por 34 euros, ou 1200 dólares taiwaneses. Esse menu varia conforme a estação: as iguarias congeladas, como gelato e granita, são montadas de forma artística para estabelecer um tema.
"Em sintonia com a estética wabi-sabi, o interior minimalista abraça as imperfeições em sua fachada de aço enferrujado, vigas de telhado restauradas e vigas de concreto. Reservas recomendadas. Ou peça gelato para levar", descreve o site do Guia Michelin.