Bom Gourmet
Sete restaurantes de Curitiba estão na lista dos 100 melhores do Brasil, da Exame Casual

Sete estabelecimentos de Curitiba figuram entre os 100 melhores restaurantes do Brasil. É o que aponta o ranking da Exame Casual 2025, divulgado nesta quinta-feira (24). Manu, da chef Manu Buffara, é o melhor colocado da capital, na terceira posição. O melhor do país é o Origem, de Salvador, seguido pelo carioca Lasai.
Divulgado anualmente, a lista de 100 melhores restaurantes do Brasil elaborada pela Exame conta com 65 jurados, entre jornalistas, críticos e influenciadores da gastronomia nacional. Cada integrante do júri indicou os dez melhores restaurantes que visitou nos últimos 12 meses. No total, os participantes levantaram cerca de 500 nomes.
O ranking contempla as cinco regiões do país, representadas em 23 cidades, envolvendo capitais e interior. Nesta edição, 29 estabelecimentos aparecem pela primeira vez ou voltam à lista. Além de Curitiba, estão na relação restaurantes de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO), cidades que também sediam o Festival Bom Gourmet.

O melhor restaurante do país é o Origem, de Salvador, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. O estabelecimento foi pioneiro na capital baiana em apresentar exclusivamente um menu degustação.
O segundo posto ficou com o Lasai, do Rio de Janeiro, do chef Rafa Costa e Silva, que permite aos clientes observar todas as etapas de preparação dos pratos e o movimento da equipe na cozinha. Manu, de Manu Buffara, é o curitibano melhor colocado, na terceira posição, que subiu sete posições em relação ao ano passado. Também com menu degustação, com produtos frescos e sazonais e ênfase em vegetais, o restaurante figurou, em 2024, na 60ª posição do Latin America's 50 Best Restaurants.
Outros estabelecimentos curitibanos relacionados na lista dos 100 melhores são o Asu, do chef Danilo Takigawa, no 18º lugar, eleito um dos 30 melhores restaurantes do Paraná no Prêmio Bom Gourmet 2024; o Ichigo Ichie, com cardápio assinado pelo chef Regis Hideki Shiguematsu na mesma posição; o K.sa, da chef Claudia Krauspenhar, na 24ª posição; o Igor, do chef Igor Marquesini, no 28º lugar; o Duq, parceria do chef Felipe Miyake e do sommelier José Vinícius Chupil, no 56º lugar; e o Feér, comandado pelo chef Lênin Palhano, na 83ª posição;
De Porto Alegre, o Capincho, comandado pelo casal Marcelo Schambeck e Flavia Mu, junto do sócio Fred Müller, surge na 43ª posição. O Xavier, do chef Xavier Gamez, aparece no 99º lugar. De menu mediterrâneo, valoriza ingredientes frescos e sazonais.
O representante de Santa Catarina é o Ostradamus, fundado pelo chef Jaime Barcelos, que fez de uma antiga oficina mecânica uma referência em ostras. A casa é a única no país com sistema próprio de depuração de ostras. E Barcelos prioriza a pesca artesanal.
De Goiânia, o Íz Restaurante, ficou no 30º lugar. O estabelecimento é comandado pelo chef Ian Baiocchi, que soma culinária brasileira a técnicas contemporâneas.
Confira a lista completa dos 100 Melhores Restaurantes do País no site da Exame Casual 2025.