Bom Gourmet
Seis de janeiro é dia de desmontar a árvore de Natal e de fazer Bolo de Reis
O dia certo de montar a árvore de Natal, segundo a tradição, é no primeiro domingo do advento. Isso significa quatro domingos anteriores ao 24 de dezembro. Ou seja, uma data variável ano a ano. Mas, retirar a decoração de Natal da casa tem data certa. Seis de janeiro é o dia de desmontar a árvore de Natal e, pela tradição cristã, também é dia de preprar um doce especial para comemorar o Dia de Reis.
A receita varia conforme o país. Na França, a Galette de Rois é preparada com massa folhada e recheada com frangipane (creme de farinha de amêndoas, ovos, açúcar e manteiga) . Em Portugal, se faz o Bolo-rei, um pão doce com frutas cristalizadas embebidas em vinho do Porto. Na Espanha, a comemoração da data, que finaliza os festejos natalinos e lembra a passagem bíblica que narra a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, é adocicada pelo Roscon de Reyes, que leva nozes, amêndoas e, em algumas versões, um recheio cremoso.
Ile de France terá Gallete de Rois e prêmio para sortudo
Em comum, todas as tradições mandam colocar uma moeda, uma imagem em formato de rei (fava) ou outro brinde em meio ao preparo. Quem encontrar a fatia premiada é o rei do dia! Neste ano, o restaurante Ile de France, em Curitiba, entrará mais uma vez nesta brincadeira de séculos.
Para comemorar o Dia de Reis nesta segunda-feira (6/1), o restaurante irá oferecer Galette de Rois para todos os clientes que estiverem no restaurante para o jantar. Assim como tem realizado nos anos anteriores, quem encontrar o “Rei” na fatia, receberá um voucher do Filet Strogonoff para aproveitar em sua próxima visita ao restaurante.
"O Ile é repleto de tradições e a festa da Ephifanie é mais uma das ações que envolvem a cultura e a culinária francesa que fazemos. A Galette de Rois é um ícone da pâtisserie francesa e representa esse momento de celebração", comenta a sócia do restaurante, Marcia Oliveira.
Bolo de Reis com sabor brasileiro
Agora, se você deseja adocicar e perfumar a casa e tornar o dia de desmontar a árvore de Natal uma experiência completa, que tal testar um Bolo de Reis brasileiro? Nessa receita, compartilhada pela margarina Deline com o Bom Gourmet, as nozes dão espaço para a castanha-de-caju e a uva-passa é substituída pela banana-passa.
Vamos aproveitar as férias, o dia de desmontar a árvore de Natal e deixar esse 6 de janeiro ainda mais saboroso e tropical?
Bolo de Reis Tropical
Margarina Deline
Tempo Estimado: 1h30
Nível de Dificuldade: Médio
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de frutas secas brasileiras picadas (caju, cupuaçu e banana-passa)
- 1/4 de xícara (chá) de cachaça
- 1 xícara (chá) margarina ou manteiga
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 4 ovos
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de castanhas picadas (castanha-de-caju e castanha-do-pará)
Modo de Preparo:
- Em uma tigela, coloque as frutas e a cachaça e deixe hidratar por cerca de 30 minutos (deixe alguma para decorar o bolo). Depois, escorra a cachaça e reserva as frutas.
- Acenda o forno em 170°C. Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio. Reserve.
- Na tigela da batedeira bata a margarina (ou manteiga) com o açúcar até formar um creme claro e fofo.
- Adicione os ovos um a um e siga batendo.
- Em seguida, adicione a farinha e o leite em parte, intercalando entre um e outro. Baixe a velocidade da batedeira ou faça essa mistura manualmente.
- Depois de obter um creme claro e homogêneo, adicione as frutas e as castanhas trituradas.
- Por fim, acrescente o fermento e misture bem.
- Adicione a massa à forma e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 30 minutos - faça o teste do palito para ter certeza que o bolo está bom.
- Desenforme após o bolo amornar.
- Para decorar, prepare um glacê com 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro, 1 colher (chá) de suco de limão, 3 colheres (sopa) de leite. Misture os três ingrediente e leve ao fogo em banho-maria até formar uma calda lisa.