Bom Gourmet
Saiba como usar polpa de cupuaçu em receitas salgadas
Comumente utilizada para fazer sucos, doces ou bolos, não é tarefa fácil empregar a polpa de cupuaçu em uma receita salgada. Esse foi o desafio enfrentado pela chef Renata Abreu, do Bobardí, que, após vários testes malsucedidos, criou um velouté de cupuaçu (molho à base de manteiga e farinha de trigo) para acompanhar a pescada amarela.

“É impressionante a acidez desse fruto, como rouba a cena e se sobressai”, diz a chef que utilizou a polpa congelada da Brasfrut, cuja embalagem recomenda usar o produto para sucos, sorvetes, iogurtes, doces, geleias e pudins. Primeiro, ela colocou o cupuaçu e a ricota no recheio do ravióli, mas a tentativa fracassou pela elevada acidez da polpa. As tentativas seguintes envolveram peixes e frutos do mar que combinam melhor com sabores ácidos.
Para acompanhar o peixe, ela tentou fazer um creme de arroz negro e uma polenta de pesto, mas ambas as combinações foram mascaradas pelo sabor característico da polpa. O acerto veio quando ela criou o velouté e serviu com torradas de pão italiano com presunto cru e farofinhas de nozes. “O cupuaçu combina bem com peixes e frutos do mar como camarões e polvo. A coisa mais difícil é encontrar o acompanhamento certo”, explica a chef.
Preço
R$ 2,19 (100 g)
Onde
Nos supermercados Festval