Bom Gourmet
Barras, trufas e bombons: conheça 5 chocolaterias de Curitiba que pensam 'fora da caixa'

Algumas chocolaterias da cidade apostam em novos formatos e ganham novos adeptos. Bigstock
Chocolate é algo tão maravilhoso que até a maior banda de rock do mundo citou a iguaria em um de seus melhores álbuns. No Álbum Branco, dos Beatles, George Harrison decidiu, segundo o próprio, usar a faixa “Savoy Truffle” para tirar um sarro do amigo Eric Clapton, fã da iguaria. É que, por ordens médicas, o ‘deus da guitarra’ precisava dar um tempo no doce.
“Ele tem esse gosto por doces e tinha acabado de fazer um procedimento dentário”, conta Harrison na autobiografia I, Me, Mine. “O dentista disse que ele tinha que parar com os doces. Então, escrevi um tributo: ‘terá de retirá-los depois da trufa de Savoy’ (“But you'll have to have them all pulled out after the Savoy truffle”)”.
Pois bem, a história da música pop mostra que não era exatamente chocolate o maior dos problemas para a saúde de Clapton (ele tinha questões mais sérias com o que se preocupar, sobretudo entre os anos 1970 e 1980). Aliás, se consumido com a devida moderação, o chocolate pode ser um aliado da saúde, principalmente se tiver maior teor de cacau e a matéria-prima for de qualidade.
Já que viver sem chocolate é quase impossível, Bom Gourmet apresenta um roteiro com chocolaterias de Curitiba que conseguem fugir do lugar comum na hora de produzir e apresentar essa espécie de néctar dos deuses. E que transformam o consumo do chocolate em experiências sensoriais quase exclusivas, que vão muito além do paladar.
Utopia Tropical

Você já comeu um chocolate de vanguarda? Idealizada pelo chef chocolatier franco-suíço Julian Caron Lys e influenciada por seu gosto pelo pós-punk, a Utopia Tropical é uma fábrica experimental de chocolate em pleno Centro de Curitiba.
Localizada na entrada do refúgio urbano SFCO 179 – espaço que reúne cafés especiais, gastronomia e área de eventos em uma casa histórica com jardim –, a chocolateria chama a atenção de quem passa pela calçada, já que é possível observar todo o trabalho pela vitrine. Quatro barras do chocolate bean to bar produzido na fábrica são fixas no cardápio – Inclusões (edição que leva matcha), Intenso, Branco e o Ao Leite –, mas novas experimentações sempre estão em curso. A loja também oferece cafés e um cardápio de bebidas feitas com o chocolate da casa.
Em setembro do ano passado, a chocolateria recebeu o International Chocolate Awards (etapa Américas), na categoria Microlote de barras de chocolate amargo simples/de origem, pelo Chocolate Intenso 72% Cacau (origem Rio Tocantins, Pará); e prata, com nota de 86.5, na categoria Barras de chocolate branco simples/de origem, com o Chocolate Branco 38% Manteiga de Cacau Selvagem (origem Rio Purus, Amazonas).
A Utopia Tropical está na R. São Francisco, 179 – Centro, com atendimento de quarta a sexta-feira, das 12h às 19h; sábados, das 10h às 19h; e domingos, das 12h às 18h.
@utopia_tropical
@utopia_tropical
BlendCacao

Aquele chocolate que, antes de comer, a gente para e admira! A BlendCacao pensa em seus bombons, barras e lascas com o cuidado de quem desenha joias contemporâneas. Confeccionados com chocolate belga, os bombons da marca têm decorações exclusivas, com sabores que vão do clássico caramelo salgado até geleia de pimenta e yuzu. Já as barras a granel, para serem consumidas em lascas, estão disponíveis em sabores como chocolate amargo com castanha de caju e flor de sal, ou mesmo outros mais inusitados como laranja, pistache e amêndoa com chocolate branco. Para comer (também) com os olhos!
Lojas localizadas na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.282 – Batel, com atendimento de segunda a sábado, das 9h às 19h; e domingos, das 11h às 19h; na R. Alberto Bolliger, 571 – Juvevê, com atendimento de segunda a sábado, das 8h às 19h30; e no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico), com atendimento todos os dias, das 10h às 22h.
@blend.cacao
@blend.cacao
Caos Chocolate Autoral de Origem

Ao pesquisar chocolate para seu mestrado em biotecnologia industrial na área agroalimentar, a biomédica Kassiany Dalmora adentrou um caminho sem volta. Em 2018, passou a fazer seu próprio chocolate da amêndoa à barra (bean to bar), de maneira artesanal, valorizando a matéria-prima e seus produtores. Para provar seus chocolates, é preciso ficar atento: a produção da Caos consiste em lotes limitados, com teor mínimo de 69% de cacau. A novidade de 2024, no entanto, é que os lotes mensais estarão disponíveis durante todo o mês (em vez de terem um número específico de unidades) e que a marca passará a contar com um espaço físico.
A Caos Chocolate de Origem envia seus produtos para todo o Brasil pelo site www.caoschocolate.com.br.
@caoschocolate
@caoschocolate
Nuscaa Chocolate

Na microfábrica de chocolates bean to bar da engenheira de alimentos Jessica Scheeren, o chocolate é feito com cacau 100% brasileiro e o cardápio conta com quatro barras de chocolates fixas: Chocolate ao Leite Intenso 50%, Chocolate ao Leite 44%, Chocolate Branco Caramelizado com Nibs de Cacau e Flor de Sal, e Chocolate Intenso 70%. Além das barras, Jessica a cada semana cria sabores diferentes de placas de chocolate que são vendidas em lascas e por peso. As combinações são as mais diversas, como branco caramelizado com paçoquinha, branco com milho e ao leite com bananas. Quem levar sorte e chegar na loja quando a fábrica está em produção, pode acompanhar o processo e adentrar o universo dessa saborosa iguaria.
Localizada na R. Prof. Guido Straube, 861, Loja 2 – Vila Izabel, com atendimento às sextas e aos sábados, das 15h às 18h.
@nuscaachocolate
@nuscaachocolate
Choco OZ

Se você tem dificuldade para fazer escolhas, separe um tempinho a mais quando for na Choco Oz. A inovadora chocolateria curitibana fundada em 2017 oferece em suas lojas uma linha de barras de chocolate recheadas composta por mais de 80 sabores, incluindo grandes xodós dos brasileiros, como paçoca, doce de leite na panela, cocada, brigadeiro e cajuzinho. Mas não são só os recheios que pegam o estômago pelas memórias afetivas: o design retrô das caprichadas embalagens também proporcionam uma viagem nostálgica e fazem com que os produtos sejam criativas opções para presentear. Bombons, trufas, alfajores e snacks também integram a linha de produtos da marca.
Lojas localizadas na Av. Visconde de Guarapuava, 3.323 – Centro, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 19h; e sábados, das 9h às 17h; e na PUCPR – Praça de Alimentação do Bloco Azul (R. Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho), com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 22h30; e sábados, das 8h às 17h30.
@choco.oz
@choco.oz
Bean to bar e tree to bar
Dentro da produção artesanal de chocolate, vem crescendo o número de chocolaterias no modelo bean to bar, ou seja, aquelas que controlam a produção desde a aquisição das amêndoas de cacau até a fabricação do chocolate em si.
Já o tree to bar acontece quando o produtor do chocolate também é responsável pela produção do cacau. É ele quem planta, colhe e torra o cacau para só então produzir o chocolate.