Restaurantes
Mudança prevista: Tartuferia San Paolo fecha em Curitiba e dá lugar a novo restaurante
O ciclo da Tartuferia San Paolo em Curitiba termina nesta quinta (30). Os responsáveis pela franquia do restaurante na capital paranaense, os irmãos Gaby e Kilian Schroeder, anunciaram o fechamento da filial da rede paulista, depois de três anos de funcionamento na Praça da Espanha.
Neste período, o estabelecimento se tornou referência no preparo de pratos com trufas italianas, ingrediente especial que pôde se tornar mais conhecido e degustado pelo público de Curitiba. "A trufa é pouco consumida no nosso país, pouco democratizada no mundo da gastronomia. Foi gratificante proporcionar essa experiência gastronômica que, para a maioria dos curitibanos, foi a primeira de suas vidas", diz Gaby.
Segundo a empresária, o ponto alto da Tartuferia foi conseguir colocar o ingrediente em receitas simples, do dia a dia, como pão de queijo e brigadeiro com trufas.
"Também tivemos acontecimentos únicos, como no final do ano passado, quando fomos o primeiro restaurante a receber trufas brasileiras, cultivadas no Rio Grande do Sul, algo que parecia tão distante para a gastronomia brasileira e até mesmo mundial", relembra.

De acordo com Gaby, a decisão pelo encerramento das atividades se dá pelo desejo dos irmãos de investirem em uma marca própria, que traz o DNA da família, atuante no ramo de cerâmica desde 1998. O novo restaurante vai se chamar Grés Gastronomia & Empório e será aberto no mesmo endereço (Rua Saldanha Marinho, 1.582 ) tão logo os efeitos da pandemia do coronavírus se amenizem. A adequação do espaço começa a partir de maio.
"O grés é um tipo de cerâmica, material que faz parte da nossa vida. O empreendimento vai contar uma história que tem muito valor para nós e é toda essa emoção e carinho que estarão nos pratos que serviremos", adianta Gaby.
O menu do novo restaurante segue a inspiração da cozinha contemporânea e poderá ter um ou outro preparo com toque de trufas. "É uma possibilidade", adianta Gaby.
Segundo a empresária, a Tartuferia trouxe uma bagagem importante, conhecimentos únicos do mercado e a formação de uma equipe de excelência. "Foi o que nos permitiu vislumbrar um negócio próprio, resgatando a história da família e colocando uma essência que é só nossa nos detalhes do novo projeto". Para a nova empreitada, os empresários mantiveram parte da equipe que já trabalhava na Tartuferia.