Restaurantes
Salumeria ganha prêmio de arquitetura
O projeto arquitetônico do Salumeria Ristorante, casa localizada num antigo casarão no São Francisco, recebeu o W AWARD 2014, prêmio para os melhores projetos em arquitetura e design do país. A premiação é promovida por Ministério da Cultura, Instituto São Paulo de Arte e Cultura e revista Casa Vogue. Ao todo, seis projetos foram escolhidos nas categorias arquitetura corporativa, arquitetura residencial, interior residencial, espaço público, moveleiro e interior corporativo, na qual foi premiado o Salumeria.
Os espaços do restaurante, comandado pelo chef e empresário Marcus Biazzetto, foram concebidos pela EB Arquitetura. “Com uma arquitetura clássica e ao mesmo tempo contemporânea, ambientes confortáveis e com a utilização de elementos conceituais, conseguimos criar um espaço diferenciado”, destaca o arquiteto Guto Biazzetto, idealizador do projeto e irmão do proprietário.
O restaurante é dividido em vários ambientes, cada um trazendo uma decoração diferente. Entre os diferenciais estão os painéis com imagens de paisagens da Itália e um piso de vidro que mostra a estrutura original da casa com lembranças de cursos e viagens do chef. A adega, que conta com cerca de 300 rótulos, fica no subsolo e tem uma recepção que vem desde o deck externo.
Outras paredes estão decoradas com colheres de pau e rolhas, enquanto itens como panelas foram transformadas em luminárias. No banheiro feminino, a pia tem um formato curvilíneo para a água escorrer até o chão, lembrando uma toalha de mesa. A casa tem também uma cozinha show para o chef poder atender até quatro clientes em um espaço exclusivo.
A casa, inaugurada em 2013, aposta nos clássicos da culinária italiana e serve pratos à base de trufas, funghi porcini fresco e lardo di Colonnata, um embutido importado da Toscana, além de bruschettas, saladas, antepastos, risottos, massas e carnes.
***