Thumbnail

Restaurantes

5 bares e restaurantes badalados para conhecer no litoral norte do RS

Anderson Hartmann, do Rio Grande do Sul especial para Gazeta do Povo
08/02/2018 20:30
Todos os anos milhares de veranistas descolados e exigentes invadem o litoral norte gaúcho durante a temporada. E para atender a esse público seleto, elegemos cinco opções de bares e restaurantes que funcionam durante a estação mais esperada do ano. Confira!

Complex Atlântida

Três em um! Assim é o Complex Atlântida – espaço formado por dois bares e uma pista de dança: Bar 1, Bar 2, além da Pista 3. Trata-se de um complexo de entretenimento noturno na Praia de Atlântida, em Xangri-lá, localizado à beira de um lago, em meio à natureza. O Bar 1 conta com 400 metros quadrados na beira do lago, contendo uma pista de skate, vários decks e espaços para relaxar e curtir as atrações que rolam por lá. Quando a fome bater, é só escolher um dos hambúrgueres criados pelo chef Fabrício Scorza. Entre as grandes pedidas: pão de brioche com hambúrger de costela, queijo cheddar, cebola caramelada com Coca-Cola, bacon aioli.
Já no Bar 2 a vibe é outra. Isolado em meio à natureza e com um toque de refinamento, o cardápio é assinado pelo chef gaúcho Vico Crocco. São diversas opções de pratos e petiscos com um toque de sofisticação: bolinhos de siri e camarão, crocante no panko, além de pratos como ceviche, cogumelos refogados e spätzle estão entre as delícias servidas no local. No cardápio de bebidas, você pode escolher desde tradicionais cervejas, até vinhos, drinks e caipirinhas. Para quem quer dar uma esticada noite adentro, a novidade é a Pista 3. Inspirado nas festas da paradisíaca Bali, na Indonésia, a Pista 3 segue os mesmos moldes dos bares vizinhos, mas tem inspiração nas baladas mais despojadas e despretensiosas – tudo isso em um ambiente conectado com a natureza.
Serviço: Avenida Central, 2.060 – Atlântida. Horário de funcionamento: Bar 1: terça a domingo, a partir das 17h / Bar 2: sexta a domingo, a partir das 20h / Pista 3: festas aos finais de semana, a partir das 23h.

***

Pallet Bar

Bem no meio do fervo da Praia de Atlântida, em Xangri-lá, está o Pallet Bar, uma mistura bem bolada de gastronomia, música e arte. Como o próprio nome entrega, o espaço conta com diversos paletes espalhados pelo “gastrobar”. O menu da temporada está sob a responsabilidade da chef Arika Messa, do Beta Food, e foi idealizado com inspirações regionais, litorâneas, finger foods, pratos para compartilhar e empratados.
Entre as delícias servidas estão: os peixes frescos do litoral gaúcho, pastéis de camarão, filé alto com molho da chef e ceviche. Não esquecendo da pizza e do pão na tábua, tradicional pedida para qualquer hora da noite e balada. Ainda tem o burger, que esse ano tem um selo especial, o The Anchor, conduzido por Pedro Assis. O carro chefe é composto por pão de pratzel, maionese caseira, rúcula, burger bovino, queijo colonial e pancetta.
Os doces, por sua vez, são assinados pela Doce Formiga, da Camila Antunes. Já as bebidas
ficam por conta do sócio Ramiro Laurent, que buscou em suas viagens inspirações e referências
de drinks. Sendo assim, hoje o bar conta com uma seleção exclusiva de drinks combinados com
gin, a última pedida do verão europeu, além claro, dos já consagrados aperol spritz, gin tônica,
mojito e os potes de caipiras.
Serviço: Avenida Central, 2060 – Atlântida. Horário de funcionamento: Sextas e sábados, das 20h30min às 5h.

***

Diego Andino – Pâtisserie

Os fãs do famoso chef argentino Diego Andino, radicado em Porto Alegre há vários anos, poderão se lambuzar com suas delícias no Café Savarauto, em Atlântida. No menu estão tortas, doces, salgados e a linha Épicerie da doceria, com muito doce de leite, mel, palito de queijo e muito mais.
Dentre as sobremesas, destaque à famosa mil folhas de doce de leite, carro chefe da pâtisserie. Para aqueles que quiserem manter a forma, há a opção de se deliciarem com uma tigela de frutas vermelhas fresquinhas colhidas na serra gaúcha.
O serviço de “take away” é uma opção para quem quer montar aquela deliciosa recepção aos amigos; a dica é a tapenade de cogumelos e berinjelas, as geleias de frutas, além dos patês em embalagens prontas para levar para casa.
Serviço: Avenida Central, 1600, Atlântida. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 14 às 22h.

***

Cantinho do Pescador

O Cantinho do Pescador está localizado na “esquina” do rio Mambituba com o Oceano Atlântico, bem na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Conta com uma das vistas mais bonitas da cidade de Torres, tendo seu início em meados de 1973, com um trailer que tinha como dono o pescador Moacir Manoel Daitx.
Com o passar do tempo o ambiente se modernizou e hoje o restaurante tem uma varanda e um parador externo com vista para a paisagem – muito disputados pelos clientes. Da cozinha deste clássico da cidade saem pratos variados, mas os campeões de vendas são os peixes e frutos do mar.
Dentre as principais pedidas está o misto de frutos do mar, que conta com o bolinho de peixe, lula à dorê, mexilhão à milanesa, xadrez de peixe, camarão ao alho e óleo com casca, camarão à milanesa, peixinho frito e siri na casca. Para quem não gosta de peixes, a casa oferece uma grande variedade de
filés grelhados.
Serviço: Avenida Cristóvão Colombo, 210 – Torres. Aberto todos os dias, das 11 à meia-noite.

***

Restaurante Réchaud

Instalado desde 2003 em Capão da Canoa, o restaurante Rechaud é considerado um dos clássicos da praia. Para o almoço, serve buffet por quilo de comida caseira, mas a à noite o sistema é à la carte, contendo pratos diversos, como saladas, risotos, massas, filés de peixe, filés, e claro, sobremesas.
Dentre as receitas mais pedidas, destaque ao Filé Pimenta, um grelhado coberto com demi-glace de pimenta e creme de leite fresco, somado a batata esmurrada no óleo trufado de alho e o salmão ao molho amêndoas, um filé de salmão grelhado, com aspargos na manteiga coberto com redução de amêndoas e damascos no champagne.
Serviço: Avenida Paraguassú, 2758 – Capão da Canoa – Aberto todos os dias, das 11h15 às 14h30 e das 19 às 23h30.
LEIA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail