Restaurantes
Restaurante de Floripa oferece passeio à fazenda marinha e menu de ostras
Por mais que Santa Catarina lidere o ranking de produção de ostras do país, até os catarinenses costumam desconhecer o caminho que os moluscos percorrem até chegar à mesa. De olho na oportunidade de atrair nativos e turistas, o Freguesia Oyster Bar buscou uma parceria com uma agência de turismo para mostrar aos clientes a sua própria fazenda marinha, localizada em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.
“Muitos visitantes já vinham até o Freguesia e perguntavam sobre a nossa fazenda marinha, por isso, surgiu a ideia de oferecermos essa visita guiada para os nossos clientes”, conta Carla Costa, proprietária do restaurante.

óleo. Foto: Divulgação.
A empresária explica que, ao todo, há 104 produtores de ostras, mexilhões, berbigões e vieiras em Florianópolis e cerca de 800 em Santa Catarina. Só na própria fazenda marinha do restaurante, são produzidas, em média, oito mil dúzias de ostra de dezembro a fevereiro. De março a novembro, na baixa temporada, são cerca de seis mil dúzias.
Passeio à fazenda marinha
O passeio à fazenda de ostra organizado pela Freguesia Oyster Bar funciona de segunda a quinta-feira, das 15 às 18 horas, para grupos de duas a quatro pessoas. A visita tem duração de 45 minutos no mar e mais uma hora de degustação no restaurante. É preciso agendar com a empresa Floripa Xperience, pelo e-mail: contato@floripaxperience.com.br ou pelo site: www.floripaxperience.com.br.
Quem optar pelo pacote Másh Quiridu, para duas pessoas, irá desembolsar R$ 150 e terá direito à degustação de seis tipos de ostra, duas caipirinhas, além do passeio de barco. Já para os que preferirem saborear dez pratos feitos com o fruto do mar, o pacote sai por R$ 250 para duas pessoas.
O cardápio da degustação inclui ostras nas versões: ao bafo, in natura, gratinada, ao alho e óleo, além de espetinhos de ostra, pasteis de camarão, risotos de ostra, estrogonofe de ostras.
No passeio, os participantes tem contato com as sementes de ostra que chegam do Laboratório de Moluscos Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e entendem como funciona o processo de triagem, limpeza e instalação das sementes no mar.
O Freguesia Oyster Bar é um dos restaurantes mais disputados do Norte da Ilha. Há 18 anos, a casa dedica-se a oferecer pratos inusitados a base do fruto do mar mais pedido em Florianópolis. No menu, há 19 pratos a base de ostras, incluindo ceviche, espaguete e moqueca. O local também oferece música ao vivo.
Serviço: Rua Quinze de Novembro, 179, Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis. Funciona todos os dias de 10 a 00h.
LEIA TAMBÉM: