Restaurantes
Quaranta fecha bistrô e revela planos
Em fevereiro, o chef Adriano Quaranta tomou uma decisão difícil: fechou o bistrô batizado com seu sobrenome, na Avenida do Batel, em Curitiba. A resolução o fez perder o sono por um mês. “Ainda estou nos trâmites para fechar a empresa. Fiquei muito chateado, insônia total”, resume. A casa, aberta desde 2012, estava com projeto de reforma aprovado e pago. O cardápio contemporâneo, inspirado na gastronomia francesa, também passaria por mudanças. No mesmo período, a noiva Laysa Durski, chef pâtissière e filha do empresário e chef Junior Durski , se prepara para assumir a nova unidade da rede Madero em Miami, nos Estados Unidos.
A decisão de Quaranta foi fechar o restaurante para “não perder mais dinheiro”. Segundo ele, entre a Copa do Mundo e as eleições presidenciais, o movimento do restaurante foi quase nulo e não valeria a pena arriscar o negócio por muito mais tempo. “Fico feliz por quem consegue ter um negócio nestes tempos difíceis. Não é fácil manter um restaurante voltado à alta gastronomia em Curitiba, o público gosta do italiano tradicional”, diz.
Laysa parte para os EUA ainda em abril e Adriano no fim de maio. “A Laysa vai gerenciar o Madero e eu tenho que ir para lá para ver o que pode acontecer. Quero tentar dar aula, tem um campus Le Cordon Bleu em Miami. Vamos ver, só chegando lá para saber”, avalia. Adriano fez todos os módulos da escola clássica francesa em Paris e estagiou em restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, como La Truffière (especializado em trufas) e La Ducasse. De 2011 para 2012, foi sous chef do restaurante Philippe Excoffier. Enquanto aguarda a burocracia acabar, Quaranta ajuda uma amiga a montar uma cozinha e cardápio para um novo restaurante em São Paulo e mantém a rotina de criações de pratos.
Estratégia
Uma das estratégias de divulgação de seu trabalho é a rede social Chefs Talk, lançada há poucos meses. O chef aproveita para postar fotos de criações recentes, principalmente sobremesas. A rede social é voltada para fotos de alta gastronomia. O aplicativo mantém uma página no Facebook e um perfil no Instagram, nas quais republica o conteúdo dos chefs inscritos na rede. “O bacana é que eles divulgam seu nome e seu perfil no Instagram para seguidores de todo o mundo”, explica Quaranta. O download para smartphones com iOS é gratuito.