Restaurantes
Barca flutuante em Nova York terá horta gratuita

Olhando de longe parece até uma miragem. Uma grande barca flutuante feita de contêineres marítimos reciclados repleta de árvores, plantas e hortas, e cercada de água. É o projeto “Swale”, que propõe uma maneira de tornar públicos os alimentos frescos em Nova York: uma fazenda de quase 500 m² que flutuará sobre os rios da metrópole. No espaço, que será inaugurado no dia 20 de abril, será possível colher o alimento que foi plantado sem custo.
O objetivo do projeto é incentivar os moradores a valorizarem os espaços públicos, criando neles formas de erradicar o problema dos desertos alimentares em bairros menos favorecidos da cidade. “Nós não temos muito acesso a sistemas sustentáveis em Nova York”, explica a artista idealizadora do Swale, Mary Mattingly, em entrevista ao site Bloomberg. “Então nós quisemos iluminar e cultivar oportunidades ao redor dessa ideia. As pessoas se importam com espaços onde elas podem colher comida”.
Como funciona

Apenas 75 pessoas poderão subir na barca por vez. No espaço, voluntários estarão à disposição para explicar como a permacultura pode criar uma fazenda autossustentável. Além de colher alimentos, os visitantes terão a oportunidade de participar de workshops gratuitos sobre pintura com plantas e tingimento de tecidos naturais.
A barca

O “Swale” terá um espaço de cultivo de 370 m² movido a energia solar, incluindo um jardim perene, um pomar de maçã patrocinado pela Heineken USA’s Strongbow Apple Ciders e um área de aquaponia, sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura (criação de organismos aquáticos) e a hidroponia (cultivo de plantas na água). A barca passou por uma versão de teste em junho do ano passado.
A fazenda flutuante estará estacionada no Hudson River Park (Pier 25) de 20 de abril a 15 de junho; no Brooklyn Bridge Park (Pier 6) de 15 de junho a 1.º de agosto; e no Concrete Plant Park de 1.º de agosto a 15 de novembro.
Planos para o futuro
Mary Mattingly espera que, com investimentos da comunidade e do governo, o projeto possa eventualmente passar de barca flutuante para organização filantrópica. Ela pretende que o Swale aumente a conscientização a respeito dos desertos alimentares de Nova York. Em um mundo perfeito, Mary diz que o projeto seria um condutor para o parque público no Bronx, onde “as pessoas poderiam colher alimentos 24 horas por dia”, afirma.
Por enquanto, a ideia da fazenda flutuante sustentável permanece somente em territórios novaiorquinos. “Pessoas já nos questionaram sobre usar nossos planos em outras cidades”, conta a idealizadora. “Mas o escopo disso parece muito grande para nós agora”.
Fonte: Bloomberg