Thumbnail

Restaurantes

Restaurante de Curitiba é eleito o melhor da Região Sul

Talita Boros Voitch
19/06/2018 13:59
O Manu, da chef Manu Buffara, foi eleito na noite desta segunda-feira (18) como o melhor restaurante da região Sul pelo Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa. A casa concorreu com quatro restaurantes Del Barbiere Bistrô (Porto Alegre), Hashi (Porto Alegre), Ostradamus (Florianópolis) e UM Bar & Cozinha (Porto Alegre).
Fachada do Manu, no Batel, em Curitiba. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Fachada do Manu, no Batel, em Curitiba. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Nascida em Maringá, no Norte do Paraná, Manu, que foi citada pelo premiado chef Alex Atala como a aposta da gastronomia, é reconhecida por criar pratos com alma e criatividade na cozinha do Manu. Antes de se tornar chef, primeiro estudou jornalismo para só depois formar-se em Hotelaria e Chef de Cuisine e Restaurateur no Centro Europeu e no Italian Culinary Insti­tute for Foreigners (ICF). Manu viajou o mundo e trabalhou com cozinheiros renomados como o dinamarquês René Redzepi (Noma) e Grant Achatz (Alinea, nos Estados Unidos) até abrir o restaurante em Curitiba.
“Fiquei muito feliz. Representar Curitiba na categoria regional e ter ganhado o prêmio junto com outros restaurantes foi muito sensacional. Toda equipe do Manu ficou muito emocionada. É gratificante ver como todo o nosso trabalho vale a pena”, afirmou a chef Manu Buffara, em entrevista ao Bom Gourmet. Manu também foi indicada na categoria chef do ano, mas não venceu.
A chef não pôde participar da premiação porque está na Europa participando do Taste of London, festival bianual de gastronomia que é realizado na Inglaterra de junho a novembro. Manu participou de quatro serviços no evento. Agora a paranaense segue para a Lyon, na França, para cozinhar no À La Piscine. Quem recebeu o prêmio da Prazeres da Mesa durante o evento em São Paulo foi a gerente do restaurante Desire Nagorski.
Na premiação, a Prazeres da Mesa destacou o trabalho de Manu com produtores e fornecedores do restaurante. “Manu viu suas necessidades e decidiu ajudar cada um dos fornecedores. Chegou lá para ensinar como queria os ingredientes, mas, no fim das contas, foi ela quem mais aprendeu. Até hoje leva lições de vida dessas pessoas e, muitas vezes, traduz o aprendizado em seus pratos”, destacou a publicação.
Manu Buffara na horta urbana do Tatuquara, em Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS
Manu Buffara na horta urbana do Tatuquara, em Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS
Esta é a segunda vez que o Manu vence o prêmio de melhor restaurante da Região Sul da Prazeres da Mesa. Em 2015, também levantou a taça regional e venceu na categoria melhor restaurante do ano, deixando para trás renomados restaurantes de São Paulo, Salvador e Belém.
A premiação da revista é uma das mais importantes do Brasil e elege, por voto popular, os destaques em diversas categorias como padaria, sorveteria, sanduíche, café da manhã, petisco, bar, doceria além de chef do ano, chef revelação e outras. Há também categorias regionais de melhor restaurante além de especialidades como vegetariano, cozinha brasileira, etc.

Reconhecimento

Recentemente a paranaense foi aos Estados Unidos representar o Brasil no 20º Worlds of Flavour, do Culinary Institute of America, na Califórnia. Ela foi segunda brasileira da história do fórum a ser convidada como palestrante, depois da participação há dois anos do chef brasileiro Alex Atala, do D.O.M.
Colecionadora também de vários prêmios nacionais, a cozinha de Manu é uma experiência de sabores e sentidos. Em maio de 2017, Manu reformulou o cardápio, baixou o preço do menu degustação, simplificou o serviço, colocou os próprios cozinheiros para servir as mesas. Tudo para se sentir mais próxima dos clientes.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail