Restaurantes
Guia Michelin: lista brasileira sem 3 estrelas
Na madrugada desta sexta-feira (20) o site do guia francês Michelin, um dos mais conceituados do mundo, “vazou” a lista dos restaurantes brasileiros condecorados. E nenhum dos 145 avaliados recebeu três estrelas, considerada a nota máxima da publicação. Foram avaliados restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo, e 16 receberam uma estrela. O único a receber duas estrelas foi o D.O.M., do chef paulistano Alex Atala. O restaurante de Atala é considerado o sétimo melhor do mundo segundo a publicação britânica Restaurant, e é destacado como o chef que representa o Brasil no mundo. A lista estava prevista para ser divulgada em março junto com a publicação impressa. Mas na versão online já é possível conferir todos os premiados.
Separado por cidade, seis são restaurantes do Rio de Janeiro e 11, de São Paulo. Dentre os estrelados na capital paulista está o Epice, do paranaense Alberto Landgraf, o Tuju, aberto em julho de 2014, o Maní, da Helena Rizzo e Daniel Redondo e o Kinoshita, do chef Tsuyoshi Murakami. No Rio de Janeiro, a chef Roberta Sudbrack recebeu uma estrela, bem como o restaurante Oro, de Felipe Bronze e Lasai, de Rafael Costa e Silva. Dentre os indicados pela publicação, 25 receberam o título de “Bib Gourmand”, estabelecimentos que estão próximos de receber uma estrela.
A expectativa era grande para o resultado pela importância do Michelin que existe desde 1900, criado pela fabricante francesa de pneus. O Guia não faz um ranking dos restaurantes, faz a avaliação de uma a três estrelas, sendo a última, a nota máxima. Há ainda o prêmio Bib Gourmand que é concedido à estabelecimentos que aliam boa comida e preços moderados. Na França são quase 6 mil restaurantes avaliados e 26 têm as três estrelas. No mundo são 45 mil restaurantes avaliados.
Confira abaixo a lista completa:
Duas estrelas
Uma estrela em São Paulo
Attimo (Jefferson Rueda)
Tuju (Ivan Ralston)
Maní (Helena Rizzo, Daniel Redondo)
Fasano (Luca Gozzani)
Huto (Fábio Honda)
Jun Sakamoto (Jun Sakamoto)
Dalva e Dito (Alex Atala, Luiz Gustavo Galvão)
Kinoshita (Tsuyoshi Murakami)
Kosushi (George Koshoji)
Uma estrela no Rio de Janeiro
Oro (Felipe Bronze)
Le Pré Catelan (Roland Villard)
Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack)
Olympe (Claude Troisgros, Thomas Troisgros)
Mee (Rafael Hidaka)
Lasai (Rafael Costa e Silva)
Bib Gourmand em São Paulo
Mocotó
Esquina Mocotó
L’Entrecôte de Paris
Tian
Brasserie Victória
Sal Gastronomia
Antonietta Empório
Jiquitaia
Mimo
Ecully
Zena Caffè
Miya
Tartar & Co
Arturito
Casa Santo Antônio
Marcel
La Cocotte
Bib Gourmand no Rio de Janeiro
Lima Restobar
Miam Miam
Entretapas
Oui Oui
Restô
Artigiano
Pomodorino
Cais
LEIA TAMBÉM: