Para os fortes: 3 cachaçarias gaúchas abertas à visitação e degustação
Anderson Hartmann, de Porto Alegre, especial para Bom Gourmet
24/11/2018 12:00
Famoso por sua produção de vinhos e espumantes, o Rio Grande do Sul também vem conquistando notoriedade na fabricação de cachaça artesanal. Segundo a Ageitec (Agência Embrapa de Informação Tecnológica), a produção de cachaça artesanal ou de alambique está concentrada nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Mas apesar de não possuir tradição na produção em grande quantidade, muitos alambiques gaúchos vêm conquistando destaque internacional pela qualidade. É o caso da Weber Haus, da Harmonie Schnaps e da Flor do Vale, amplamente premiados com suas cachaças artesanais. Confira os diferenciais de cada um destes produtores gaúchos.
Weber Haus
Com uma produção anual de 255.000 litros ano, a Weber Haus já recebeu mais de 100 premiações ao redor do mundo é aberta à visitação. Foto Divulgação
Com canaviais próprios em Ivoti, a cerca de 40 km da capital gaúcha, na chamada Rota Romântica, a cachaçaria está no mesmo lote de terras onde a família de imigrantes alemães alojou-se há quatro gerações. Os Weber operam com destilaria desde 1848, mas foi só em 2001 que eles criaram a Weber Haus – marca que atualmente exporta para 19 países. A destilaria possui uma vasta linha de bebidas orgânicas (a cana-de-açúcar é cultivada sem agrotóxico) e também envelhecidas, com um portfólio referência de qualidade no mercado brasileiro e internacional. Com uma produção anual de 255.000 litros ano, o alambique detentor de mais de 100 premiações ao redor do mundo é aberto à visitação e oferece venda e degustação de produtos no local.
Serviço: Rua 48 Alta, 2625, Bairro Picada 48, Alta Ivoti-RS. Das 8h às 12h e 13h às 18h— (51) 3563-3194 e 3563-4800.
***
Harmonie Schnaps
Localizado em meio à natureza, em uma espécie de parque ecológico (com direito a riacho e cachoeiras), a destilaria já virou ponto turístico na Região das Hortênsias. Foto Divulgação
Schnaps em alemão significa aguardente. Harmonie pode ser traduzido como “Harmonia”. O pequeno município de Harmonia, no Vale do Rio Caí (cerca de 70 km de Porto Alegre), também ficou famoso por produzir cachaça de maneira artesanal. Inicialmente a comercialização se dava na comunidade local. Mas o sucesso foi tão grande que o alambique do mestre cachaceiro Leandro Hilgert começou a espalhar esta paixão para fora da região e do país. Toda matéria-prima é orgânica – nenhum agrotóxico é usado no plantio da cana – e o bagaço é reutilizado como adubo. Essa pegada artesanal e sustentável já rendeu à Harmonie Schnaps alguns prêmios internacionais. E o portfólio de produtos pode ser degustado ao vivo e a cores no alambique. Basta agendar a visita.
Serviço: Rua Jacó Fink, 2000, Bairro Morro Azul, Harmonia-RS — (51) 99899-2046 e 99652-1808
***
Flor do Vale
A propriedade está localizada a 700 metros de altitude, sendo atualmente um dos canaviais mais altos do Brasil. Foto Divulgação
Opte por pegar carona gratuitamente em um ônibus escolar (daqueles estilo americano) no Centro de Canela, na Serra Gaúcha, para não precisar correr o risco de ser pego em uma blitz. E contemple a viagem de 7 km de estrada de chão (e lindas paisagens) até chegar ao alambique Flor do Vale. Localizado em meio à natureza, em uma espécie de parque ecológico (com direito a riacho e cachoeiras), a destilaria já virou ponto turístico na Região das Hortênsias. A construção que serve de sede da destilaria mistura tradição e modernidade. A propriedade localizada a 700 metros de altitude (sendo atualmente um dos canaviais mais altos do Brasil) conta com 18 mil² de plantação de cana-de-açúcar. Toda essa beleza também pode ser apreciada em forma de destilado: prove lá mesmo no local as premiadas cachaças artesanais da Flor do Vale.
Serviço: Rodovia Arnal Opptiz, 2830, Canela-RS. Parque: de terça a domingo das 9h às 17h. Restaurante: de quarta a domingo das 11h às 16h — (54) 3282-6954.