Thumbnail

Restaurantes

De Curitiba para o mundo: Brooklyn Coffee Shop abre unidade nos EUA

Júlia Ledur
09/08/2017 18:29
Brooklyn Coffee Shop em Orlando, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação
Brooklyn Coffee Shop em Orlando, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação
A cafeteria curitibana Brooklyn Coffee Shop inaugurou a primeira unidade fora do Brasil no início de junho. A loja fica em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos e serve comidas americanas e brasileiras. Em Curitiba, a marca conta com duas cafeterias, uma no bairro São Francisco e outra no Batel, dentro do Espaço Thá. A casa nova funciona das 7h às 15h, serve café da manhã, brunch e almoço e vai passar a servir jantar a partir do dia 24 de agosto.
A ideia de abrir a loja surgiu da vontade dos proprietários Daniel Schmitt Carvalho e Patrícia Soldati de morar nos Estados Unidos com os filhos. “Agora que nós temos uma equipe legal aí no Brasil e está essa crise no país, a gente começou a pensar ‘por que não tentar abrir uma unidade nos Estados Unidos?’”, conta Daniel.
A casa fica em uma rua movimentada da cidade. “Apareceu um espaço na Mills Avenue, uma rua parecida com a Trajano Reis, cheia de restaurantes bons e um pessoal descolado, e a gente alugou”, explica o proprietário. Segundo os donos, o Brooklyn de Orlando já atendeu 2 mil pessoas desde a abertura. Devido ao sucesso, eles já planejam a abertura de outra unidade em Orlando, daqui cerca de um ano.
Apesar de ficar em Orlando, o nome da cafeteria faz referência ao bairro nova-iorquino. Antes de abrir o café, Daniel e Patrícia moraram vinte anos nos Estados Unidos. Quando retornaram ao Brasil, em 2009, sentiram falta de um local que servisse as comidas típicas de Nova York, mais especificamente do Brooklyn, bairro onde residiam. Assim surgiu o primeiro Brooklyn Coffee Shop em Curitiba, que foi inaugurado em 2010.

Menu

O cardápio da casa de Orlando é diferente do menu das unidades brasileiras. Algumas mudanças foram feitas para adaptar os preparos ao paladar americano. A cafeteria nova também conta com a expertise de um chef americano, Dalton Lacey, que contribuiu na elaboração do menu.
O prato mais vendido da casa é a avocado toast (U$ 7), uma torrada com mousse de abacate, ovo e bacon. Entre as opções há outras comidas tipicamente americanas, como panquecas com manteiga de maple syrup e frutas (U$ 9), cheesecake com calda de goiaba (U$ 5) e eggs benedict (U$ 11). Outro destaque do menu é o shakshuka (U$ 7), um prato do Oriente Médio que leva challah (pão judeu) com molho de tomate, pimenta vermelha, queijo feta e dois ovos pouchet e é muito popular nos Estados Unidos.
Segundo Daniel, por estar localizada em um bairro mais local, a cafeteria tem um público majoritariamente americano. Apesar disso, o menu tem toques brasileiros, com pratos como o brigadeiro (U$ 3,50), o pastel (U$ 6), chamado de empanada pelos americanos, e o PF da casa, que leva arroz, feijão, picles de pimenta vermelha, fatias de abacate e uma proteína, que pode ser frango com molho de pimenta (U$ 9), carne de panela com chilli (U$ 12) ou ovo frito (U$ 8). Para beber, tem smoothie de açaí (U$ 7) e Guaraná (U$ 2,50).
Há ainda cafés especiais de torrefadoras americanas: a Panther Coffee, de Miami, e a 2nd Crack Coffee, de Orlando. Tem espresso, cappuccino, macchiato, mocha, cold brew, iced latte com leite de amêndoas ou de coco. Os preços variam de U$ 2,50 a U$ 4.
Serviço
912 N Mills Ave 32803 Orlando, Flórida, +1 407-704-1757. Funciona todos os dias das 7h às 15h.
Leia mais