Restaurantes
Imagens fortes! Banoffi lança cinco novos sabores da torta por tempo limitado
Quase 16 anos depois de lançarem a torta que se tornou um dos doces mais populares da cidade, a banoffi, o casal Délio e Renata Canabrava inova mais uma vez e traz cinco variações da sobremesa de origem inglesa em edição limitada a partir desse sexta-feira (2) até o dia 26 de agosto, que será vendida em valor de R$ 10 a fatia, na confeitaria Banoffi, no Alto da XV, em Curitiba.

A banoffi tradicional é feita com casquinha de bolacha, doce de leite, banana e chantilly. As novas versões mantiveram alguns dos ingredientes da versão original e trouxeram sabores que são quase unanimidade, como morango, chocolate e nutella. “Mantivemos a característica do doce de ser feito com casquinha, chantilly e um dos ingredientes mais importantes: ou a banana ou o doce de leite”, explica a chefe de confeitaria da Banoffi, Gabriela Paludo.
As novas banoffis
Em outras ocasiões pontuais, o local já havia criado receitas especiais, como no aniversário da confeitaria. “Tivemos bastante interesse dos clientes pelas receitas especiais da sobremesa, mas sempre foram ações isoladas. Dessa vez, montamos um cardápio especial com cinco novas tortas”, conta. A confeiteira conta, ainda, que a ideia é que o sabor mais popular fique permaneça no cardápio por um tempo maior e que serão os clientes que irão decidir isso em uma votação. “Além disso, para estimular os clientes a provarem todos os sabores, faremos uma ação especial: quem provar todas as novas tortas irá receber um mimo da casa.”
A torta banoffi de morango segue a receita clássica apenas trocando a banana pelo morango: morango, casquinha de bolacha, doce de leite e chantilly de morango. As tortas nutella e amendoim acrescentaram o ingrediente extra à receita original, ou seja, são uma banoffi clássica com um sabor a mais. Já a de chocolate substituiu a casquinha de bolacha pela de chocolate, o doce de leite pelo brigadeiro e manteve a banana e o chantilly. Na variação mais tropical a banana é substituída pela combinação abacaxi e cocada, recebendo o restante dos ingredientes: casquinha de bolacha, doce de leite e chantilly.
Nome patenteado e 4 mil fatias por mês

Um dos doces preferidos dos curitibanos desde 2002, a torta banoffi se popularizou na cidade quando Délio e Renata Canabrava trouxeram a inspiração para a sobremesa de Londres. Lá, a banoffee é uma torta feita de banana e toffee (caramelo com nata e manteiga). De volta a Curitiba, o casal adaptou a receita para o nosso paladar: trouxe o brasileiríssimo doce de leite no lugar do caramelo, que casou perfeitamente com a banana. A empresária, que começou vendendo o doce no antigo Beto Batata, decidiu patentear o nome da torta, que hoje é reproduzida por diversos estabelecimentos pela cidade. Em 2008 abriu a confeitaria, onde até hoje a torta é o carro-chefe: são mais 4 mil fatias vendidas por mês. A fatia do doce é vendida por R$ 12.
Confira os novos sabores:Morango: morango, casquinha de bolacha, doce de leite e chantilly de morango
Amendoim: amendoim em pasta, casquinha de bolacha, doce de leite, banana e chantilly
Nutella: creme de avelã, casquinha de bolacha, doce de leite, banana e chantilly
Chocolate: brigadeiro, casquinha de chocolate, banana e chantilly de chocolate
Abacaxi: abacaxi, casquinha de bolacha, cocada, doce de Leite e chantilly
Amendoim: amendoim em pasta, casquinha de bolacha, doce de leite, banana e chantilly
Nutella: creme de avelã, casquinha de bolacha, doce de leite, banana e chantilly
Chocolate: brigadeiro, casquinha de chocolate, banana e chantilly de chocolate
Abacaxi: abacaxi, casquinha de bolacha, cocada, doce de Leite e chantilly
LEIA TAMBÉM: