Restaurantes
Após dois anos, Bela Lisboa encerra as atividades
Após dois anos de atividades, o Bela Lisboa fecha as portas neste domingo (6). Quem quiser provar ou comer pela última vez pratos clássicos da tradição culinária portuguesas ainda tem tempo. O restaurante, que abriu no começo de 2014 no Alto da Glória, vai funcionar nesta sexta e sábado no almoço e no jantar, e no domingo no almoço.
Nos últimos meses, a crise econômica agravou a situação financeira da casa comandada pelo empresário português Carlos Baracho e pela esposa Ana Maria. O casal, que se mudou de Portugal para Curitiba no final de 2013, batalhou ao longo dos anos para conseguir uma clientela fiel. “Infelizmente o experimento que fizemos aqui no Brasil não deu certo. Em 2015 tivemos um ano difícil e a experiência não foi positiva do ponto de vista financeiro. Tínhamos uma clientela fiel, mas o movimento foi caindo”, explica Baracho. O casal vai voltar ao Portugal.
À frente da cozinha está o chef brasileiro Marcos Sgarboza, com nove anos de experiência em restaurantes da terrinha. O bacalhau é o grande destaque da casa. Entre as receitas clássicas estão o preparo à Lagareiro, à Gomes de Sá e à Braz. Na melhor tradição lusitana, não faltam o bolinho de bacalhau, arroz de pato, polvo à Lagareiro e as sobremesas clássicas como pastel de Belém, pastel Santa Clara e arroz doce.
A casa se preocupava também com a divulgação da cultura portuguesa em Curitiba organizando noites de fado com música ao vivo. Na entrada, uma guitarra portuguesa chamava atenção na decoração.
***
Serviço
Rua Barão de Guaraúna 219 Alto da Glória – (41) 3117-6655. Veja a ficha completa do restaurante.