Receitas e Pratos
Odiado nas redes, amado por quem o prova: veja receita de cuscuz paulista
Ao navegar na internet, é possível que você tenha se deparado com postagens irônicas e memes sobre a aparência do cuscuz paulista - muitos, inclusive, o comparam aos restos de alimentos que sobram no ralo da pia. A má fama do prato é tanta que, no ranking Taste Atlas, a receita do cuscuz paulista amarga a segunda posição entre os piores preparos do Brasil, perdendo só para o coxão duro.
Mas, apesar de todo o alvoroço, o prato tem grande importância histórica e cultural para o estado de São Paulo. A receita paulista origina do cuscuz norte-africano, que consiste em uma mistura de farinha de trigo e legumes variados. No Brasil, a farinha de trigo deu lugar à farinha de milho e, em São Paulo, os tropeiros começaram a acrescentar ovos, sardinha e legumes refogados ao preparo.
Hoje, ao mesmo que tempo que a aparência desagrada a muitos, a receita é muito celebrada por seu sabor e seu papel na cultura brasileira. E, como diz o ditado, não é bom "julgar um livro pela capa". Pensando nisso, o Bom Gourmet separou esta receita de cuscuz paulista para você provar e tirar sua prórpria conclusão. O resultado é de apaixonar, a gente garante.
Confira o preparo!
Cuscuz paulista
Bom Gourmet
Ingredientes:
- 1/2 xícara de chá de azeite;
- 1 unidade de cebola picada;
- 1 dente de alho bem picado;
- 1 xícara de molho de tomate;
- 4 xícaras de água;
- 1 lata de ervilha;
- 1 lata de milho verde;
- 1 unidade de pimentão em cubos;
- 2 latas de sardinha;
- 1 unidade de pimenta dedo-de-moça picada, sem sementes;
- 3 unidades de ovos cozidos;
- 3 xícaras de farinha de milho grossa;
- Cheiro verde a gosto;
- Coentro a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
- Sal a gosto.
Modo de Preparo:
- Refogue no azeite a cebola e alho. Quando o alho estiver douradinho, acrescente pimentão, ervilha e milho verde. Depois de alguns minutos, coloque molho de tomate, cheiro-verde e coentro. Por último, adicione a sardinha.
- Ferva água, coloque a farinha de milho e cozinhe.
- Unte a forma com azeite e coloque os ovos e a sardinha por baixo. Adicione parte da massa e vá colocando os outros ingredientes. Faça o processo aos poucos e preencha todo o vazio com massa.
- Aguarde esfriar a temperatura ambiente e sirva em seguida.