Receitas e Pratos
Aprenda uma receita de pão caseiro fácil e rápido
Esta receita de pão caseiro simples e rápido com fermento biológico é ideal para quem não tem muito tempo disponível, mas deseja ter sempre um pão fresquinho em casa.
Quem mostra o preparo do pão caseiro é a chef boulanger/pâtissière Patrícia Marques, responsável pela Origem Padaria Artesanal. “Não pense que quanto mais fermentar o pão fica melhor. A massa muito pequena é sinal de que precisa crescer mais, mas monitore-a de perto para que não passe do ponto ideal de fermentação”, orienta.
Outra dica para essa receita de pão ficar no ponto certo é fazer o "teste da digital" na massa, colocando uma leve pressão com a ponta do dedo para notar a sua resistência. O local pressionado deve voltar à sua forma original, deixando apenas uma leve marca abaulada do dedo, ensina Patrícia.
Mais um cuidadinho que a chef recomenda: use sempre a cautela na hora de dar o ponto à massa, sem adicionar muita farinha ou água de uma só vez. Farinha demais deixará a massa seca e muita água a tornará pegajosa e difícil de manusear.
Toque especial
Segundo a chef Patrícia Marques, para deixar seu pão com aquela corzinha
dourada, nada como misturar aproximadamente 30 ml de café (pronto para beber)
no ovo para pincelar. O café dará uma reforçada na cor, sem alterar o sabor.
dourada, nada como misturar aproximadamente 30 ml de café (pronto para beber)
no ovo para pincelar. O café dará uma reforçada na cor, sem alterar o sabor.
Para ter certeza de que o fermento biológico está ativado e pronto para ser adicionado aos outros ingredientes, basta perceber que a farinha ficará com a aparência "trincada" na parte superior da cova do fermento.
E veja um recado final da chef: para nunca mais errar na hora certa de tirar o pão do forno, use um termômetro culinário (tipo espeto) para medir sua temperatura interna. Ela nunca deverá ser inferior a 90°C.
Agora, vamos aos ingredientes da receita de pão caseiro fácil e rápido com fermento!
- 600 g de farinha de trigo branca - 4 xícaras
- 185 ml de água (temperatura ambiente) - 1 xícara
- 162 g de ovos - 3 ovos
- 90 g de manteiga - 1/2 xícara
- 42 g de açúcar refinado - 1/4 xícara
- 30 g de leite em pó - 1/4 xícara
- 12 g de sal - 1 colher de sopa
- 9 g de fermento biológico seco - 1 colher de sopa
Tempo de preparo do pão caseiro:
- Sova: 15min
- Fermentação inicial: 1h
- Fermentação final: 1h a 1h30
- Forno: aproximadamente 30 min
- Forma de pão (30 x 10 x 10 cm) para 1 pão de 1kg
- Em uma bancada ou tigela, coloque a farinha e o açúcar. Faça uma "cova" no meio e adicione o fermento e 1/3 da água. Misture o fermento e a água e cubra com a farinha.
- Assim que o fermento ativar (veja acima dicas da chef), adicione os demais ingredientes, exceto a manteiga. Amasse bem até incorporar toda a farinha. Na sequência, adicione a manteiga e sove a massa até ficar lisa e macia.
- Forme uma bola com a massa, deixando-a descansar por 1 hora em uma tigela coberta com um pano levemente úmido ou filme plástico. Ao final desse tempo, a massa deverá ter dobrado de tamanho.
- Enfarinhe a bancada para modelar o pão e unte a forma com manteiga.
Opção de modelagem 1: abra toda a massa com rolo e depois enrole-a de forma bem apertada, deixando-a em formato cilíndrico, como um rocambole. Coloque-a na forma, deixando a parte da emenda do pão voltada para baixo.
Opção de modelagem 2: divida a massa em 3 ou 4 porções iguais, formando bolas. Cada porção deve ser boleada sobre a bancada, pressionando-as levemente até obter bolas regulares e lisas. Coloque as bolas de massa, uma ao lado da outra, dentro da forma (depois de fermentadas, as bolas se juntarão, formando um só pão).
Depois da modelagem
Pincele a massa com ovo batido, deixando crescer novamente por mais 1h ou 1h30. Ao final do tempo, a massa deverá pelo menos dobrar de tamanho (preenchendo a forma toda).
Pré-aqueça o forno a 180°C e asse por aproximadamente 30 a 40 minutos. Desenforme o pão e deixe esfriar sobre uma grade antes de cortar.
Agora, basta aproveitar seu pão fresquinho, de preferência acompanhado por um café. Sirva com manteiga, geleia ou com as pastinhas!