Receitas e Pratos
Como preparar caldo de legumes caseiro
O caldo de legumes é a base de muitos preparos da culinária francesa. No dia a dia, o caldo pode ser usado para dar um toque especial nos preparos e deixá-los mais saborosos. Se você está cansado d caldo de legumes industrializado e quer aprender uma receita caseira e mais saudável, veio ao lugar certo!
Para este preparo, usamos dois conceitos muito populares da culinária francesa, o mirepoix e o bouquet garni. O mirepoix consiste em legumes picados em cubinhos de 1 a 2cm e refogados na manteiga. O bouquet garni é uma junção de ramos e ervas aromáticas amarradas por um barbante, que são colocados no caldo por inteiro.
Se o plano é fazer um caldo de carne, pode seguir a mesma receita, mas adicione a proteína que preferir. Para carne bovina, use o músculo; para o frango, use a carcaça; e para o peixe, use a cabeça e espinha, sempre limpas e higienizadas (sem guelras e olhos). Nos caldos de peixe, é recomendado usar o legume "funcho" para amenizar o sabor. Quando usar funcho, diminua bastante a quantidade de salsão.
Confira como preparar esta receita de caldo de legumes caseiro!
Caldo de legumes caseiro
Ingredientes:
- Para o mirepoix:
- 2 cebolas grandes picadas;
- 1 cebola Piqué;
- 2 cenouras médias picadas;
- 1 talo de alho-poró picado;
- Para o bouquet garni:
- 1 talo de salsão picado;
- 6 dentes de alhos inteiros;
- 2 ramos de tomilho;
- 1 ramo de alecrim;
- 2 ramos de salsinha;
- 4 talos de cebolinha;
- 5 l de água fria
Modo de Preparo:
- Coloque primeiramente uma panela com água sobre o fogão, mas sem acender o fogo. Em seguida, adicione o mirepoix e o bouquet garni. Acenda o fogo e deixe levantar fervura e cozinhe por cerca de 2 horas e meia. Depois disso, coe e o caldo está pronto. Rende pouco mais de um litro.
- Dica: se não tiver ervas frescas, pode-se fazer um Sachè de Épice (amarrado de ervas em uma gaze hospitalar) com ervas desidratadas e especiarias.