Receitas e Pratos
Como fazer escondidinho de costela e aipim, variação imperdível da receita original

O escondidinho de costela e aipim é uma opção deliciosa para variar o cardápio no almoço. Esta é uma versão mais elaborada da receita tradicional de escondidinho, que leva carne moída e batata. Aqui, a carne é cozida em vinho branco e temperada com ervas e legumes. Para o purê de aipim, é usada uma manteiga de alho dourado que garante aquele gostinho especial ao preparo.
Veja como preparar esta receita de escondidinho de costela e aipim e se encante com o resultado!
Escondidinho de costela e aipim
Ingredientes:
- 500 g de costela;
- 2 cebolas cortadas em 4;
- 1 cenoura em pedaços;
- ½ maço de alecrim;
- ½ maço de tomilho;
- 100 ml de vinho branco;
- 50 g de manteiga de alho dourado;
- 700 g de aipim.
Modo de Preparo:
- Limpe todo o excesso de gordura da costela e tempere com cebolas, cenoura, alecrim e tomilho, sal e pimenta do reino. Coloque em uma assadeira um dedo de vinho branco e, em seguida, a carne temperada, as ervas, a cebola e a cenoura. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (170°C) durante três horas, ou até a carne estar se desmanchando. Desfie-a e reserve (retire os legumes).
- Cozinhe bem o aipim orgânico e depois amasse-o, mas não dispense toda a água do cozimento – reserve dois copos para hidratar o aipim amassado. Acrescente a manteiga de alho dourado* e um toque de sal marinho.
- * Para fazer a manteiga de alho dourado: em fogo baixo deixe a manteiga derreter, coloque um fio de óleo e três dentes de alho picado. Aromatize a manteiga e se preferir, ao misturar, retire o alho, preservando somente seu aroma na manteiga.
- Em uma cumbuca ou travessa, monte a costela desfiada e cubra com o purê de aipim. Salpique queijo coalho ou parmesão por cima e leve ao forno para gratinar. Sirva quente.