Bom Gourmet
Receitas com carne crua: carpaccio, quibe cru e steak tartare

O calor do verão pede receitas mais leves e frescas e, geralmente, pratos à base de peixe ou salada são os mais atrativos nessa temporada. Quem não quiser renunciar à carne, porém, pode optar por preparos que não exigem o uso de churrasqueira, forno ou fogão. Muitos países têm receitas de carne crua. Não tenha medo: para não errar, basta saber como escolher as peças e como temperá-las.
A chef Cláudia Krauspenhar, que no final do ano passado assumiu a cozinha do Vin Bistro, recomenda comprar as carnes só de açougues de procedência, que você já conheça e confie. As peças devem estar na validade e embaladas a vácuo. No caso do mignon, tem que ter textura firme e o recomendado é comprar a peça inteira. No caso do lagarto, peça para o açougueiro tirar a capa de gordura.
O steak tartare tem que ser consumido na hora: na geladeira tem durabilidade de uma hora com papel absorvente por cima e por baixo. Já o carpaccio pode ser congelado depois de fatiado para ser consumido em outro momento. Yasmin Zippin Nasser, proprietária do Nayme, usa patinho comprado no mesmo dia em que for usar e moído na hora. Evite a carne já moída na bandeja. A carne tem que ser bem vermelha e sem cheiro. Se conservado na geladeira, o quibe cru pode ser consumido no dia seguinte, embora perca a cor acesa.
LEIA MAIS: