Thumbnail

Bom Gourmet

Aprenda a fazer Dutch Baby, a panqueca holandesa

The Washington Post com Bom Gourmet
14/03/2018 16:14
A Dutch Baby,  também conhecida por panqueca holandesa leva poucos ingredientes na massa. É só misturar tudo e colocar em uma frigideira funda quente com manteiga. Quando for levada ao forno, a massa vai subir e as bordas da panqueca crescem, formando uma curva que deixa ela com o formato de uma tigela.
Foto: Goran Kosanovic/The Washington Post
Foto: Goran Kosanovic/The Washington Post
Essa receita é antiga, e passou por doces mudanças ao longo do tempo. As panquecas feitas na maneira “Dutch” foram apresentadas pela primeira vez no livro de culinária “The Sensible Cook: Dutch Foodways in the Old and New World”, em 1998. Elas foram definidas como crepes temperados.
Foto: Goran Kosanovic/The Washington Post.
Foto: Goran Kosanovic/The Washington Post.
A origem do termo “Dutch” pode ter vindo de “Deutsch” — alemão em português, mas faz grande sucesso nos Estados Unidos. Isso se deve em grande parte aos artigos publicados na revista Sunset publicados há mais de 50 anos. Ao longo do tempo, a receita foi adaptada de diferentes formas, e o que era antigo se modernizou.

Dicas para fazer a receita:

A massa deve ser muito bem misturada;
Você pode fazer em uma frigideira funda ou em uma travessa redonda que vá ao forno;
Qualquer adicional que pese muito, como fatias de pancetta ou pimentão, podem impedir o crescimento da massa;
A frigideira e a gordura utilizada devem estar muito quentes;
A panqueca precisa ficar no forno por alguns minutos depois que o tempo de assar terminar. Isso aumenta as chances de manter seu formato de tigela por mais tempo;
Os ovos devem estar em temperatura ambiente para maximizar o crescimento no forno. Para isso, a dica é deixá-los por 5 minutos em uma tigela com água morna.
LEIA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail