Bom Gourmet
De bacalhau a ovo de chocolate; cinco dicas de vinhos para harmonizar com pratos do almoço de Páscoa

Harmonizar uma refeição com vinhos é uma excelente forma de elevar seus preparos ao próximo nível. Nesta matéria, estão reunidas dicas da sommelière Thamirys Chneider, do Grupo Wine, de vinhos para harmonizar com alguns dos principais preparos da Páscoa.
Confira as indicações da especialista e transforme seu almoço de Páscoa em uma experiência gastronômica inesquecível! Os rótulos sugeridos estão disponíveis na plataforma Wine.
Bacalhau

Não dá para falar de almoço de Páscoa sem pensar no Bacalhau. A dica da sommelière para acompanhar este clássico é Casa Burmester Reserva D.O.C. Douro Branco 2022, um branco estruturado português.
O vinho é produzido na região do Douro, e passa por seis meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês. A composição leva três tipos de uvas, a Gouveio, a Rabigato e a Viosinho.
Lasanha vegetariana

Para os que não consomem carne, a lasanha vegetariana está entre as opções mais queridas. Pensando em um preparo que leve abobrinha, molho pesto e queijo, a dica é apostar em um branco com maior acidez.
Schneider sugere o chileno T.H. D.O. Valle De Leyda Sauvignon Blanc 2022. Por conta de sua expressividade aromática, volume e refrescância, o rótulo acompanha bem pratos com bastante queijo e azeite.
Carré de cordeiro

O carré de cordeiro é uma opção menos convencional para a Páscoa, mas ainda figura entre os favoritos de muita gente. Por ser um corte próximo ao osso, a peça tem um sabor intenso e aromático que casa bem com tinto clássico.
A dica é harmonizar o prato com o italiano Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2023, um vinho com aromas frutados e nuances florais.
Magret de pato

Outra boa alternativa para o bacalhau é o marget de pato, corte do peito macio e suculento, com uma generosa camada de gordura. Para esse tipo de prato de Páscoa, a dica é harmonizar com vinhos da uva Pinot Noir.
A sommelière recomenda o Calyptra Gran Reserva D.O. Cachapoal Valley Pinot Noir 2025, tinto chileno com perfil intenso.
Ovos de chocolate

E, como não pode faltar, os tradicionais ovos de chocolate também podem ser harmonizados com vinhos. Via de regra, quanto mais doce for o chocolate, mais doce precisa ser o vinho. Caso contrário, o sabor da bebida é apagado pela sobremesa.
A recomendação de Schneider é o Burmester LBV Porto 2019, um fortificado português que acompanha bem vários tipos de chocolate - dos mais amargos aos mais doces.