Bom Gourmet

Paulo Geremia, proprietário da rede Di Paolo, comenta sua trajetória em podcast

Bom Gourmet
14/08/2025 16:24
Thumbnail

Crédito: Bom Gourmet

Nesta semana, o convidado do podcast A Xepa foi Paulo Geremia, fundador da rede Di Paolo. O empresário falou sobre sua trajetória na gastronomia e comentou um pouco sobre os bastidores da rede.
Geremia teve seu primeiro contato com a culinária ainda na adolescência, na cidade de Guaporé, interior do Rio Grande Sul. Ao lado de seus 15 irmãos, cresceu em uma área rural sem energia elétrica, onde precisou aprender técnicas de cultivo e preservação para ter alimentos durante o ano todo.
Aos 18 anos, quando serviu o exército brasileiro, foi escalado para trabalhar na cozinha e passou a ser garçom. Geremia resolveu se especializar na área e, quando deixou o quartel, continuou trabalhando em restaurantes da região.
Na cidade de Bento Gonçalves (RS), foi garçom em uma galeteria e lá aprendeu a temperar e preparar a carne. Depois de alguns anos, se tornou sócio de uma churrascaria na região.
A ideia que orginou a Di Paolo surgiu em uma viagem aos Estados Unidos, em 1992. "Lá, percebi que as lojas trabalhavam com produto definido. Quem fazia Hambúrguer, fazia hambúrguer; quem fazia pizza, fazia pizza; e quem fazia frango, fazia frango. E os restaurantes abriam durante o dia todo. Quando voltei, percebi que deveria seguir esse modelo", conta.
Quando retornou, resgatou da culinária da serra gaúcha que marcou sua juventude e definiu um modelo: a sequência de galeto com acompanhamentos. A primeira loja abriu em 1994 e logo se tornou uma rede.
Hoje, a Di Paolo tem 27 unidades presentes em quatro estados brasileiros. Segundo Geremia, a ideia é que até o final do ano a rede atinja a marca de 32 lojas em seis estados da federação.
O modelo de negócios segue o mesmo: a sequência de galeto conta com saladas, massas, polenta, queijo à dorê, sopa de capeletti e pão, que são repostos durante a refeição. Surgiu também um novo tipo de loja, que serve pratos individuais e porcionados, voltado aos shopping centers.
Para Geremia, o segredo para o sucesso está no serviço bem-feito. Um atendimento acolhedor, feito com sorriso no rosto, é chave para que o cliente se sinta bem e retorne à casa.
"O cliente precisa se sentir um rei. O serviço não pode ser invasivo. A repetição tem que ser feita de forma natural, sem roubar o protagonismo da refeição para o garçom", explica.
O podcast A Xepa é uma realização da Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento a estabelecimentos do setor gastronômico. O bate-papo completo está disponível no YouTube e Spotify do Bom Gourmet.