Produtos & Ingredientes
Criatividade na lata: cervejarias criam rótulos divertidos e fora do comum
Sapos, capivaras, insetos, vikings e alquimia. O que estes cinco elementos têm em comum? Numa primeira olhada, basicamente nada. Mas, há um sexto elemento que une todos eles: a cerveja.
Estes são itens que passaram a fazer parte de novos rótulos de cervejas especiais com elementos temáticos na identidade visual, um chamariz para conquistar os clientes e se diferenciar da concorrência. Os três primeiros, por exemplo, são usados pela cervejaria Swamp – que significa pântano, na tradução do inglês –, e os outros dois definem características dos produtos da linha USINØL, da ØL Beer, ambas de Curitiba.
As marcas foram buscar nas suas essências a mensagem que querem passar aos clientes, seja pela missão e conceito do trabalho desenvolvido ou mesmo pelos produtos criados. Uma homenageia as origens no bairro outrora repleto de pântanos, hoje já bastante urbanizado, enquanto que a outra realça a alquimia dos insumos usados nas cervejas vendidas.
O designer gráfico Marcelo Mattozo Ferraz, especializado em identidade visual de produtos, conta que essa renovação é também sinônimo do amadurecimento das marcas, o caminho natural que as empresas percorrem na medida em que crescem e se profissionalizam.
“Não é um trabalho fácil, requer muita análise de mercado sobre o que a concorrência está fazendo, quem é o público que está consumindo, onde a marca quer chegar, e assim por diante. É no rótulo que a empresa vai contar quem ela é o que oferece, as pessoas consomem primeiro com os olhos”, explica.
Mattozo,
que atua no mercado há 13 anos com agências nacionais e estrangeiras, conta que
é a partir desse conjunto de questões que começam os primeiros rabiscos da nova
identidade visual de um produto, para conquistar os clientes já num primeiro
olhar e retratar qual é o conceito e a missão da marca no mercado.
que atua no mercado há 13 anos com agências nacionais e estrangeiras, conta que
é a partir desse conjunto de questões que começam os primeiros rabiscos da nova
identidade visual de um produto, para conquistar os clientes já num primeiro
olhar e retratar qual é o conceito e a missão da marca no mercado.
Ele foi o responsável pela nova identidade visual da Swamp, que une os insumos utilizados na produção das cervejas com elementos da região de Curitiba onde está localizada a fábrica.
Homenagem ao local
Eduardo Luiz Wamser, um dos sócios da Swamp, conta que o redesenho das latas já era algo planejado no plano de expansão que começou lá atrás, em 2015, quando a marca foi criada. No começo, os rótulos já tinham um visual mais despojado e incisivo, mas não era o ideal para o começo.
“Quatro anos depois de abertos, vimos que o mercado tinha alguma dificuldade em assimilar aquele design com o que fazíamos, então fizemos uma mudança para linhas mais fluídas e minimalistas. Hoje, já com a marca estabelecida e analisando a concorrência, vemos que é hora de trazermos de volta essa nossa personalidade original”, conta.
Há oito
meses, a marca começou a redesenhar 10 rótulos, passando a contar uma história
diferente em cada uma delas. Todas elas têm algum elemento que remete aos antigos
banhados e ao Rio Iguaçu, que corta o bairro do Boqueirão, na zona sul da
capital paranaense, com os insumos usados nas cervejas.
meses, a marca começou a redesenhar 10 rótulos, passando a contar uma história
diferente em cada uma delas. Todas elas têm algum elemento que remete aos antigos
banhados e ao Rio Iguaçu, que corta o bairro do Boqueirão, na zona sul da
capital paranaense, com os insumos usados nas cervejas.
Entre elas, as duas primeiras e premiadas criações chamam a atenção: a Hop Bite, uma American IPA que retrata um grande inseto com uma ferroada de lúpulo; e a Pilz my Balls, uma India Pale Lager com divertidos desenhos de sapos amarelos nadando no Rio Iguaçu. Há, também, uma referência às brincadeiras de criança com estilingue, retratadas no rótulo da Slingshot, uma Hazy Pale Ale, com traços do travesso brinquedo infantil.
E, ainda, a Grassroots, uma imperial IPA que
utiliza uma paleta de cores baseada no preto sobreposto por letras amarelas em
toques levemente grafitados, que reflete no sabor intenso da bebida. Estes
elementos também foram levados para itens acessórios, como copos, bolachas de
apoio e camisetas.
utiliza uma paleta de cores baseada no preto sobreposto por letras amarelas em
toques levemente grafitados, que reflete no sabor intenso da bebida. Estes
elementos também foram levados para itens acessórios, como copos, bolachas de
apoio e camisetas.
Magia da cerveja
Já na ØL Beer, os mestres-cervejeiros Eduardo Vosgerau e Isadora Neier demandaram ao designer Eduardo Przybylski um completo exercício criativo, trazendo para a identidade visual a ideia de cervejas que lembram experimentos da alquimia.
A linha USINØL combina diferentes insumos, como
lúpulos importados, malte, levedura e algumas frutas e especiarias, para criar
versões curiosas que remetem aos vikings, ao movimento psicodélico, entre
outras.
lúpulos importados, malte, levedura e algumas frutas e especiarias, para criar
versões curiosas que remetem aos vikings, ao movimento psicodélico, entre
outras.
Essa é uma demanda que, segundo Isadora e
Eduardo, surgiu dos próprios consumidores da cerveja. Isso por conta das ilustrações
utilizadas já desde a abertura da cervejaria, há seis anos, baseada na cultura
nórdica.
Eduardo, surgiu dos próprios consumidores da cerveja. Isso por conta das ilustrações
utilizadas já desde a abertura da cervejaria, há seis anos, baseada na cultura
nórdica.
“Os nossos rótulo sempre foram representados por deuses nórdicos, e levamos um pouco disso para a linha USINØL. As pessoas acabaram querendo as latas para guardar e colecionar, pela história em cada uma delas aliada às características das próprias cervejas, dos insumos utilizados e do sensorial delas”, contam.
Ao todo, são cinco rótulos já lançados, entre
eles a New Zealand IPA Haka Viking, com inspiração na cultura Maori para os
três tipos de lúpulos neozelandeses utilizados na produção; e a Hop Sounds
Smash IPA, fabricada a partir de um único malte e lúpulo, inspirada no multi-instrumentista
Frank Zappa e no movimento psicodélico.
eles a New Zealand IPA Haka Viking, com inspiração na cultura Maori para os
três tipos de lúpulos neozelandeses utilizados na produção; e a Hop Sounds
Smash IPA, fabricada a partir de um único malte e lúpulo, inspirada no multi-instrumentista
Frank Zappa e no movimento psicodélico.
Eduardo explica que a ideia é lançar um novo
rótulo a cada dois meses, em lotes únicos de produções especiais. Para isso, a ØL
Beer fechou um contrato recentemente com uma importadora que traz insumos como
lúpulo e malte de diferentes regiões do mundo.
rótulo a cada dois meses, em lotes únicos de produções especiais. Para isso, a ØL
Beer fechou um contrato recentemente com uma importadora que traz insumos como
lúpulo e malte de diferentes regiões do mundo.
“Com essa nova linha, estamos avançando além de Curitiba, onde temos uma distribuição mais forte, para estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Piauí, entre outros”, conta.
Além destas versões especiais, há também criações inspiradas nos deuses nórdicos, como Loki, APA, as premiadas Odin Witbier e Thor Belgian IPA, entre outras.