Prêmio Bom Gourmet

Selo Qualidade no Turismo comprova excelência no atendimento a turistas pelo Paraná

Bom Gourmet
15/08/2025 11:43
Thumbnail

Premiados, representantes das instituições e participantes durante o prêmio, que reforça a potência do turismo paranaense e celebraram os vencedores do prêmio. Inove

Um certificado de excelência no atendimento ao turista local ou que está visitando as belezas do Paraná. O Selo Qualidade no Turismo do Paraná que, em sua sexta edição, em março deste ano, premiou 38 pequenos negócios de diversas áreas do setor turístico. Juntamente com o Prêmio Bom Gourmet, a premiação é uma referência para a gestão, atendimento e demais serviços que envolvem empresas de todas as regiões do Estado.
Em 2025, foram reconhecidas micro e pequenas empresas das áreas de hospedagem, agência de viagem, atrativos turísticos e do setor de eventos, que receberam prêmios nas categorias Ouro, Prata e Bronze. O processo inclui diagnósticos de gestão e qualidade e outros testes, como a presença de um turista oculto.
Ao todo, 241 pequenos negócios participaram do ciclo mais recente de avaliação e tiveram, segundo um levantamento do Sebrae/PR, 23% de aumento de faturamento médio e 55% de ampliação da carteira de clientes. Mais informações sobre os critérios, vantagens e inscrições para o próximo ciclo estão disponíveis no site da instituição.

Oportunidade

A participação e busca de micro e pequenas empresas pelo reconhecimento de qualidade se justifica pelo potencial cada vez maior do turismo paranaense. Dados do IBGE mostram que, entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano, o Paraná recebeu aproximadamente 206 mil turistas internacionais, além de registrar um crescimento de 7,1% no setor.
Patrícia Albanez, coordenadora de Turismo, Artesanato e Economia Criativa do Sebrae/PR, destaca que o Selo atende a critérios de avaliação de locais e experiências turísticas, que precisam obter uma pontuação mínima de 80 pontos. Segundo ela, as exigências para a chancela se convertem, para os negócios melhor avaliados, em uma oportunidade de crescer e atrair cada vez mais turistas.
“É uma ferramenta para valorizar os empreendimentos que se destacam pela excelência, inovação e compromisso com o turista. Para os pequenos negócios, ele tende a atrair novos públicos, além de incentivar ações de mercado e oportunidades de parceria que surgem a partir do processo de chancela. A avaliação ainda estimula melhorias contínuas e o alinhamento com boas práticas de gestão, sustentabilidade e atendimento, essenciais para a competitividade no setor”, afirma.
Secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; Justina, da Vinícola Família Fardo; Darci Piana, vice-governador do Paraná; Alvaro Pavanelli; e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, durante a premiação. Foto: Inove
Secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; Justina, da Vinícola Família Fardo; Darci Piana, vice-governador do Paraná; Alvaro Pavanelli; e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, durante a premiação. Foto: Inove

Família Fardo

Uma vinícola que oferece vinhos de qualidade em uma verdadeira experiência turística para os visitantes. A Família Fardo, localizada em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, conquistou neste ano o Selo. A empresa, que entrou no mercado em 2014, obteve o selo na categoria “Gastronomia” e o Prêmio Aldo Carvalho, homenagem ao idealizador do Selo que celebra a empresa com a maior pontuação. A vinícola também foi indicada ao Prêmio Bom Gourmet 2024, na categoria “Vinícolas”.
A Família Fardo conquistou o maior prêmio do selo graças ao investimento na experiência turística, com a harmonização de vinhos com pratos especiais, a ampliação de sua infraestrutura e a busca pela certificação ESG.  A história da vinícola remonta a 1975, quando o casal Ambrósio e Justina Fardo deixou o Rio Grande do Sul e veio para o Paraná, produzindo o seu primeiro vinho em 2009 e, cinco anos depois, iniciando a sua comercialização.  Anualmente, a vinícola produz cerca de 25 a 30 mil litros de vinho.
“Receber o Selo foi uma conquista muito gratificante para nós, porque refletiu uma busca constante por melhorias e aperfeiçoamentos que, com a orientação do Sebrae/PR, nos permitiu ser premiados. Mesmo com poucos, mas pontuais, investimentos, estamos sempre aprimorando o nosso atendimento aos turistas, o que tem se convertido em bons resultados, especialmente após a conquista do selo”, afirma Justina.
O Selo Qualidade no Turismo no Paraná é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PR), Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc-PR). Aqui, é possível conferir quais são os pequenos negócios que possuem o Selo.