Prêmio Bom Gourmet
Prêmio Bom Gourmet 2024: saiba como funciona a categoria Ambientação HAUS
Pela primeira vez, júri especializado visitou os cinco finalistas da categoria HAUS Ambientação para uma melhor avaliação dos critérios definidos. Bigstock
A qualidade da comida e do atendimento é fundamental para fazer um bom restaurante. Mas o restaurante que beira à perfeição, o que dá vontade de voltar mais vezes, de indicar aos amigos, precisa de algo mais. Um ambiente confortável, acolhedor, prático, funcional e agradável aos olhos faz toda diferença. E é algo tão significativo na construção de um negócio gastronômico que o Prêmio Bom Gourmet tem uma categoria específica só para isso.
A categoria Ambientação HAUS do Prêmio Bom Gourmet, elaborada por HAUS/Archa, vai premiar o estabelecimento com a melhor proposta de arquitetura e decoração, que melhor defina o conceito do ambiente. Um grupo de jurados especializados em arquitetura, decoração e design elegeu cinco estabelecimentos dentro da categoria Novidades. Esses locais foram avaliados observando critérios técnicos, estéticos e funcionais da arquitetura.
Praticidade, funcionalidade, materialidade, iluminação, apresentação, o uso de espaços para a composição do ambiente e o conceito que conecta toda a proposta, envolvendo questões da arquitetura e do design, e eventuais inserções de obras de arte, serão considerados para eleger o vencedor da categoria. O campeão será apresentado na festa de premiação do Prêmio Bom Gourmet, em 26 de agosto, na Ópera de Arame.
Para uma observação mais acurada desses critérios, os jurados visitaram cada um dos cinco finalistas. Assim, puderam conferir pessoalmente conceito, proposta e as soluções realizadas pelas casas. É a melhor maneira de avaliar esses ambientes a partir de critérios estabelecidos e então escolher o vencedor. Esta é a primeira vez na história do Prêmio Bom Gourmet, desde que a categoria foi criada, que o grupo de especialista realiza uma visita específica a cada um dos estabelecimentos que chegaram à final.
Visitas aos finalistas
"A ideia dessa tour foi visualizar e sentir como se fosse a experiência do cliente", explica Sharon Abdala, jornalista especializada em arquitetura e design e integrante do grupo de jurados da categoria. Paloma Bresolin, arquiteta e sócia-fundadora do Ohma Arquitetura e integrante do júri especializado, destaca a importância de ir até os estabelecimentos para a avaliação de cada um dos finalistas. "Quando a gente visita, vê a arquitetura como um espaço. Então, faz muita diferença quando a gente sabe a história do lugar, o que os arquitetos pensaram [para criar o ambiente], o conceito. Tudo isso é muito envolvido quando a gente fala sobre arquitetura", afirma. "Ir ao local é uma prova mais real", define.
Os especialistas observaram de que maneira os projetos de arquitetura, decoração e design dos estabelecimentos finalistas atendem aos critérios estabelecidos e, por consequência, ao consumidor, oferecendo a melhor experiência possível no período em que ele desfruta os serviços da casa.
O Prêmio Bom Gourmet 2024 é apresentado pela Gold Food Service, patrocinado pela Tramontina, Porto a Porto e Romanha, e tem apoio de Grafin e Ceratti. A fase Especialidades é oferecida pela Gaslog, também patrocinadora do Prêmio.