Prêmio Bom Gourmet
Crer para ver: por que a Gold Food Service acredita na gastronomia paranaense

Ozeias Oliveira, diretor da Gold Food Service: "a apresentação do Prêmio Bom Gourmet para nós da Gold serve para a gente solidificar a nossa marca como a principal apoiadora da gastronomia aqui no nosso estado". Divulgação
Líder no setor de distribuição de alimentos e serviços no Paraná, a Gold Food Service tem uma missão: ser aliada da gastronomia paranaense, crescer com ela, acompanhar de perto - e colaborar com - as constantes evoluções e inovações. Não à toa, é pela terceira vez consecutiva apresentadora do Prêmio Bom Gourmet, a maior premiação do segmento no sul do país. E isso significa muita coisa. Acreditar no setor é uma delas.
A Gold é resultado da paixão de Ozeias Oliveira pela gastronomia. O empresário, que entrou no ramo gastronômico em maio de 1993, inaugurou a empresa em 2003. Tanta estrada fez de seu empreendimento uma referência, e dele, um profundo conhecedor das necessidades do segmento.
“A apresentação do Prêmio Bom Gourmet para nós da Gold serve para a gente solidificar a nossa marca como a principal apoiadora da gastronomia aqui no nosso estado”, define Ozeias. “Creio que as duas marcas, Bom Gourmet e Gold, efetivamente ano após ano mostram que são as principais apoiadoras, cada um no seu ramo de atividade, do negócio de gastronomia”, acrescenta.
A vocação da Gold Food Service é fornecer soluções completas e personalizadas para seus clientes, com produtos de alta qualidade e entrega rápida. O portfólio diversificado soma mais de 4,5 mil produtos diferentes em estoque, que inclui alimentos secos, refrigerados e congelados, bebidas, descartáveis, higiene e limpeza, equipamentos e utensílios e trabalha com as melhores marcas do mercado, além de possuir uma linha de marcas exclusivas.

Casa da Gastronomia
Ainda este ano, a Gold inaugura a Casa da Gastronomia, um espaço de mais de 2.900 metros quadrados de área de vendas, em uma área de 7 mil metros quadrados, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo Ozeias, o espaço vai apresentar aos consumidores uma proposta inédita no país, distinguindo-se de lojas de varejo tradicionais, assim como de atacados. Serão várias lojas dentro de um único local: 340 metros quadrados só de utensílios gastronômicos, área de confeitaria, mercearia, resfriados, commodities, descartáveis e embalagens, cozinha, uniformes etc. A proposta é que o cliente faça uma jornada de compra para encontrar ali todos os itens que precisa para seu estabelecimento.
Foco no profissionalismo
O olhar atento direcionado ao setor faz Ozeias enxergar gargalos importantes que precisam ser solucionados. No trabalho de incentivo ao pequeno empreendedor, a Gold Food Service percebeu uma lacuna: a necessidade de profissionalização. “Nosso segmento precisa ser incentivado à profissionalização”, analisa. “O setor vive já há muitos anos um problema grave de amadorismo, isso se reflete na quantidade de operações que abrem e fecham”, registra. “Então nós, enquanto Gold, antes de falar em criatividade, inovação, ou até mesmo tendência, que se tornou um clichê, temos mandado uma mensagem: vamos tratar da sobrevivência e, principalmente, sobrevivência com solidez”, destaca.
Este é um dos motivos que levou a empresa a investir também em educação. A Escola Gold, escola de gastronomia da marca na Casa da Gastronomia, vai oferecer cursos rápidos, aulas-show, workshops e programas de até seis meses para profissionais do segmento, ministrados pelo chef Pedro Cianci e chefs convidados. Entre os temas, gastronomia, confeitaria e panificação. O espaço conta com uma estrutura com três cozinhas em um espaço de 135 metros quadrados.
Reconhecer talentos
Acreditar na gastronomia leva a Gold Food Service seguir reconhecendo talentos do segmento a partir de sua parceria com o Prêmio Bom Gourmet. Nessa lista seleta de craques, estão chefs, sommeliers, restaurateurs, empreendedores do setor e demais profissionais que estão no dia a dia, em busca dos melhores ingredientes, na construção de cardápios criativos e saborosos, de entender os desejos do cliente e de construir um setor relevante para a economia local.
Esse reconhecimento é o DNA do Prêmio Bom Gourmet desde sua primeira edição, em 2010. Ser parceira nessa missão, de responsabilidade imensa – a de premiar os melhores da gastronomia paranaense – é uma das maneiras que a Gold encontrou de afirmar que acredita profundamente no potencial do segmento e, sobretudo, na cultura da boa cozinha, aquela feita de histórias e legados, que une pessoas ao redor da mesa e cria memórias que são para toda a vida.