Prêmio Bom Gourmet

Para comemorar o Dia da Independência: curta a melhor cozinha regional brasileira da cidade

Bom Gourmet
05/09/2025 17:20
Thumbnail
Neste ano, o feriado de 7 de setembro cai em um domingo, o que não impede as comemorações do Dia da Independência do Brasil. É uma boa oportunidade para levar a família ou encontrar amigos em volta da mesa e apreciar a melhor cozinha regional brasileira de Curitiba, eleita pelo voto popular no Prêmio Bom Gourmet 2025.
A edição deste ano da premiação, apresentada por Gold Food Service, com patrocínio da Porto a Porto e da Tramontina Hospitality, consagrou como melhor cozinha regional brasileira o restaurante Mineira Gostosa.

Melhor Cozinha Regional Brasileira

Foto: Eduardo Dalcomuni
Foto: Eduardo Dalcomuni
Em atividade desde 1981 no Centro Cívico, o Mineira Gostosa serve aquela típica comida caseira, com temperos, aromas e sabores que levam a imaginação ao passado, de mesas rodeadas pela família. A casa já havia sido indicada na mesma categoria na edição de 2024 do Prêmio Bom Gourmet, e em 2022, venceu a categoria Melhor Feijoada.
O restaurante, que atende apenas no almoço, soma atualmente 27 pratos quentes 10 saladas 8 a 10 sobremesas, e o buffet é livre. Ou seja, é um local para ir almoçar sem pressa de sair. Excelente para ir em grupo, e esticar a conversa enquanto se saboreia a melhor cozinha regional brasileira da cidade.
Para mais informações sobre o Mineira Gostosa, acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet.

Finalistas

O Mineira gostosa teve de vencer outros quatro estabelecimentos dedicados à rica e saborosa cozinha brasileira. Conheça os demais finalistas e faça sua escolha para celebrar o feriado.

Antonina 336

Foto: @yinyangfotografia
Foto: @yinyangfotografia
Indicado também na categoria Barreado no Prêmio Bom Gourmet 2025, o Antonina 336  um restaurante caiçara que resgata as memórias de infância do litoral, desde as idas a Morretes para almoçar, até os jantares em restaurantes à beira-mar e os lanches na praia.  A cozinha é liderada pelo chef Rafael Krieger. Para saber mais sobre a casa, acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet.

Cordelo Café

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
A Cordelo é a primeira cafeteria nordestina da cidade, criada para resgatar sabores afetivos e valorizar a cultura popular em cada detalhe. Entre os destaques estão os cuscuzes autorais, como o Chico, o João Grilo e a Maria Bonita, cada um com personalidade própria, além das tapiocas artesanais que vão do clássico queijo com coco até a irresistível carne de sol com queijo. Confira o Guia Prêmio Bom Gourmet para mais informações.

Dedo de Moça Restaurante

Foto: Karam
Foto: Karam
Indicado na mesma categoria no Prêmio Bom Gourmet 2024, o Dedo de Moça foi criado em 2015 pela chef Maria Eliza e por Izaque Bueno. Especializado em comida caseira, conta com cerca de 90% dos itens produzidos artesanalmente. Acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet e confira.

Mangará Bar e Cozinha

A proposta do Mangará Bar e Cozinha é unir a cozinha nordestina à paranaense. Entre os pratos mais pedidos estão o acarajé, o baião de dois e o cuscuz. Confira mais informações no Guia Prêmio Bom Gourmet.