Prêmio Bom Gourmet
Tentação de inspiração italiana; saiba qual o melhor parmegiana de Curitiba

O parmegiana do Restaurante Imperial, eleito o melhor da cidade pelo Prêmio Bom Gourmet 2025. Restaurante Imperial/divulgação
O bife ou filé à parmegiana, essa tentação em forma de prato, é uma adaptação brasileira da culinária italiana. No livro 50 restaurantes com mais de 50: 5 décadas da gastronomia paulistana, a chef premiada Janaína Torres Rueda e o jornalista Rafael Tonon explicam que a criação, parte do menu de diversos restaurantes no Brasil, principalmente nos italianos, é inspirado na berinjela à parmegiana, este sim, típico do país europeu. Se só de ler sobre a história do prato você já ficou com água na boca, é hora de saber qual o melhor parmegiana de Curitiba.
O público que votou na edição 2025 do Prêmio Bom Gourmet, apresentado por Gold Food Service, com patrocínio da Porto a Porto e da Tramontina Hospitality, elegeu o clássico Restaurante Imperial como dono do melhor parmegiana de Curitiba.
Para os curiosos, uma segunda versão da história do parmegiana remete à revolução russa, quando, em uma tentativa de esconder a carne, alguns a cobriam com queijo e molho. E teria sido essa receita a que chegou ao Brasil com a imigração italiana.
A melhor parmegiana de Curitiba

Fundado em 1966, o Restaurante Imperial é daqueles que têm garçons à moda antiga e funcionários que trabalham há muito tempo na casa. O salão, que já foi cede do jornal O Diário do Paraná, possui um estilo rústico, e em suas paredes destacam-se as fotos da antiga Curitiba e as homenagens aos garçons que trabalharam ali por décadas.
Conduzido pelos seus proprietários, o chef Sergio Chueh e a sua esposa Letícia Chueh, tem no menu a tradicional cozinha brasileira em sugestões diferentes a cada dia, como Feijoada, Tutu à mineira, Dobradinha, Costela assada e os pratos de maior sucesso da casa que são os famoso Mignon à Imperial e o tão concorrido Mignon à Parmegiana.
Somado ao título de melhor parmegiana da cidade, o Imperial faturou também na categoria Para ir no Centro de Curitiba neste ano e em 2024. Para conhecer melhor a casa, parte da história da gastronomia na cidade, acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet.
Confira os demais finalistas da categoria Parmegiana do Prêmio Bom Gourmet 2025:
Cantina do Délio

Indicado em três categorias no Prêmio Bom Gourmet 2025 - parmegiana, italiano e 30 melhores do Paraná - a Cantina do Délio venceu no ano passado como melhor casa de massas da cidade. Uma das referências de Curitiba em comida italiana, conta com a assinatura do chef Délio Canabrava, que conduziu os negócios do grupo até o ano passado, quando foi homenageado pelo prêmio pelos serviços prestados à gastronomia italiana.
Para saber mais, acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet.
Restaurante Spaghetto

Fundado em 1988, o Spaghetto é uma clássica cantina italiana em Curitiba. Indicado nas categorias Parmegiana, Italiano e Para ir no centro, o restaurante trabalha com massas e molhos preparados de forma artesanal, seguindo receitas de família transmitidas ao longo do tempo.
Consulte o Guia Prêmio Bom Gourmet para mais informações.
Quitutto

O Quitutto nasceu em 2014, dentro do Estádio Couto Pereira, como uma lanchonete que servia pizzas para os torcedores. Três meses depois, veio a segunda unidade, ainda no estádio, focada em sanduíches. Em 2015, passaram a atuar com foodtruck em eventos, mas em 2016 abriram uma terceira unidade no bairro Água Verde, que se transformou no atual gastropub.
O cardápio noturno é recheado de porções especiais, carnes na chapa e aperitivos autorais. Aos sábados e domingos no almoço, o destaque é o churrasco, com 18 opções de carnes e um buffet de acompanhamentos, onde o cliente monta seu prato de forma personalizada.
Além de finalista na categoria Parmegiana, o Quitutto foi indicado também nas categorias Tem que conhecer e Estabelecimento com espaço aberto do Prêmio Bom Gourmet 2025. Acesse o guia do prêmio e confira.
A Condessa Gastronomia

O restaurante, que nasceu a partir de um presente ganho ainda na Itália pela tataravó dos proprietários - um faqueiro -, trabalha a la carte, com pratos elegantes e trabalhados, buscando sempre a cozinha de produto e os melhores insumos locais.
O objetivo é atender a região central de Curitiba, onde está instalado, com ótimos preços e qualidade, para quem faz a pausa do almoço. O prato criado pelo Chef Poti Pereira é atualmente o destaque da casa. O parmegiana é também um dos mais pedidos. Acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet e confira.