Prêmio Bom Gourmet
Manual do campeão: dicas para engajar seu público e bombar nas indicações do Prêmio Bom Gourmet
Vivemos a era da recomendação, em que o ponto decisivo para clientes decidirem onde ou o que consumir é a opinião de pessoas que já foram ou provaram aquilo. E existe recomendação mais certeira que uma dada por centenas, milhares, de pessoas de uma só vez? É exatamente isso que acontece na categoria Sabor Popular do Prêmio Bom Gourmet.
Consultamos uma especialista em redes sociais para selecionar as melhores dicas para você, dono ou gestor de estabelecimento gastronômico, engajar seu público na fase de indicações, que segue até o dia 11 de junho.
Este ano, as categorias do Sabor Popular são: Cachorro-quente, cafeteria, pão francês, doceria, sanduíche, japonês (que vende comida japonesa), buffet por quilo, pizzaria, restaurante rural, bar, restaurante vegetariano, restaurante de massas, almoço executivo, restaurante de cozinha árabe, restaurante de cozinha regional brasileira, pão com bolinho, carne de onça, Martha Rocha, coxinha, torresmo, costela, sonho/donuts, sorvete, pastel, mercado gourmet, feijoada e restaurante pet friendly.
Como transformar público em torcida
As redes sociais, mais do que ferramentas de divulgação, são meio de conexão entre pessoas e empresas, uma forma digital de conversar. Assim, o primeiro passo para incentivar indicações é caprichar nas respostas ao consumidor e despertar nele a conexão pessoal que tem com o estabelecimento. “Antes de pedir para que indique, pergunte que datas especiais a pessoa viveu ali, que lembranças tem. Divida esses momentos”, orienta Maiara Kososki, professora doutora de Administração Internacional e Marketing na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Você pode criar seu próprio conteúdo angariando indicações no Instagram, Facebook, WhatsApp e outras redes que utilize ou pode compartilhar as publicações e matérias do Bom Gourmet. Aliás, a equipe do Prêmio Bom Gourmet preparou, inclusive, alguns cards que os estabelecimentos podem baixar, personalizar e usar de forma livre nas redes sociais. Basta clicar aqui para baixar.
Assim, quem for impactado pelo material já vai diretamente para o site ou uma página com mais informações. Pode abusar da criatividade para chamar a atenção e não esqueça de deixar o link do site premiobomgourmet.com.br bem visível e de frisar que é possível fazer quantas indicações quiser.
Sobre a frequência de postagens, a professora Maiara é enfática: “Quanto mais, melhor”. Ela faz uma analogia com uma vitrine de loja em uma rua movimentada. Em cada horário, um público diferente vai ver os produtos ali expostos. O mesmo acontece nas redes sociais. Cada vez que você postar, novas pessoas podem ver e votar no seu estabelecimento. Outra estratégia apontada por ela é variar as plataformas. Se hoje você fez um post na timeline do Instagram, amanhã pode usar os stories, no outro dia um lembrete na lista de transmissão do Whatsapp, e assim por diante, mantendo todas as mídias alimentadas com esse assunto.
Reforço presencial
Além da presença marcante nas redes, complemente a divulgação colocando materiais impressos no estabelecimento, como folders e apoios de mesa com um QR Code que leve até o site do Prêmio. Assim, seus clientes – e fãs – vão lembrar de te indicar enquanto ainda estiverem aproveitando o local. Vale orientar os funcionários para falarem sobre o período de indicações durante o atendimento, quando estiverem fechando a comanda ou no pagamento no caixa. Afinal, o boca a boca ainda é chave na disseminação.
A professora Mariana sugere até oferecer um brinde ao cliente que indicar seu estabelecimento. Ele pode mostrar na tela do celular que indicou e receber um café, um doce ou algum outro tipo de cortesia que tenha a ver com o estilo do seu restaurante.
Sobre o Prêmio Bom Gourmet e a etapa Sabor Popular
O Prêmio Bom Gourmet 2023 é apresentado pela Gold Food Service e terá seu resultado divulgado em agosto. Na fase Sabor Popular, clientes e fãs podem indicar, de 23 de maio a 11 de junho, seus estabelecimentos favoritos em 27 categorias e depois, de 27 de junho a 11 de julho, eleger por meio do voto os grandes campeões! Serão cinco finalistas em cada categoria.
Podem ser indicados estabelecimentos de Curitiba e Região Metropolitana (verifique as cidades que podem receber indicações no regulamento do prêmio). O Prêmio busca valorizar a gastronomia local e formar um grande guia de sabores para quem vive ou visita a cidade.
Saiba tudo em: premiobomgourmet.com.br