Prêmio Bom Gourmet
Gelateria artesanal vence a categoria HAUS Ambientação no Prêmio Bom Gourmet 2024
Quem levou o troféu de vencedor da categoria HAUS Ambientação do Prêmio Bom Gourmet 2024 foi a Crema Lab. Com projeto assinado pela Uza Design e Arquitetura, o estabelecimento remete às tradicionais gelaterias e às referências arquitetônicas da Itália. Entre elas, as portas, aberturas e forro com formas arredondadas, que lembram as grandes cúpulas e os arcos e pórticos espalhados pelo país europeu.
Os destaques, no entanto, ficam por conta do piso de caquinho executado com pequenos pedaços de cerâmica – que desperta a memória afetiva dos clientes – e da fachada. Em tom terroso, ela é composta por placas de micélio (parte vegetativa dos cogumelos) com textura que lembra a da casquinha dos sorvetes, e é assinada pela Furf Design Studio, também responsável pelo desenho dos "cavalinhos", peças de mobiliário solto com função de banco e apoio.
“Além da qualidade do produto e expertise do empreendedor, entendemos que arquitetura e design de interiores são determinantes para o sucesso de um negócio gastronômico. O espaço precisa trazer elementos que sejam atraentes ao consumidor e que inspirem o consumo, proporcionando experiências que tenham conexão com o produto”, comentaram as arquitetas Fernanda Vieira e Simone Pacheco, quando do envio das informações sobre o projeto.
Sobre a categoria HAUS Ambientação
Antes mesmo das receitas do cardápio, o estabelecimento é quem chama a atenção e aguça o desejo de provar um novo prato. Por isso vemos o crescimento pela busca de bons projetos de arquitetura e de design na gastronomia. Um ambiente bem planejado faz o cliente se sentir confortável, desperta a curiosidade e é capaz de transformar a experiência gastronômica de um lugar. Ao mesmo tempo, o espaço é um poderoso aliado para reforçar a identidade e o valor da marca, proporcionando aos clientes uma experiência completa.
A categoria HAUS Ambientação foi pensada para exaltar os negócios gastronômicos cujos projetos de arquitetura e interiores se destacam. Foram selecionados cinco estabelecimentos finalistas entre as Novidades (novos estabelecimentos inaugurados desde a última edição do Prêmio Bom Gourmet) elencadas pelo Comitê Bom Gourmet: além da Crema Lab, o restaurante japonês Ichigo Ichie Japanese Culinary Art, com projeto de Karolinna Venturi, a Mercearia Avenida e o espaço Olaria do Parque, ambos com assinatura do arquiteto André Henning Studio, e o coreano Neko Restaurante, idealizado e concebido por Cristiana Brenner estavam no páreo.
A escolha do vencedor foi realizada por um júri especializado, que reuniu arquitetos, designers, empresários e especialistas no setor que avaliaram os locais m visita aos estabelecimentos e também tendo como base fotos e informações enviadas pelos profissionais que estiveram à frente dos projetos de arquitetura e interiores. O comitê formado por Nicholas Oher e Paloma Bresolin (Ohma Design), Zeh Pantarolli e Diego Miranda Leite (Estudio Pantarolli Miranda), Zilda Fraletti, André Nacli, Marcella Malczewski e pela jornalista especialista em arquitetura e design Sharon Abdalla avaliou critérios como funcionalidade, circulação, conceito e iluminação dos espaços, tendo em vista o diálogo e respeito à arquitetura do imóvel.