Prêmio Bom Gourmet
Em parceria com a Composta+, Prêmio Bom Gourmet reconhece esforço de restaurantes em busca da sustentabilidade
Gostemos ou não, é preciso usar com inteligência os recursos do planeta. Infelizmente, eles não são infinitos e a conta de séculos de exploração dá sinais de que chegou. Preocupação, principalmente, das novas gerações, a questão ambiental se tornou urgente para a humanidade e também está presente nos negócios de gastronomia. Por isso, em 2023, o Prêmio Bom Gourmet voltou seu olhar para as ações de sustentabilidade praticadas pelos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Para tanto, criou a categoria Negócio Gastronômico Sustentável.
Em parceria com a Composta+, empresa que oferece o serviço de compostagem para residências e negócios de forma prática e inteligente, a categoria avaliou cases indicados pela Abrasel-PR e o Sebrae-PR de negócios que implementam ações de sustentabilidade em suas operações. Para fazer essa avaliação, o Bom Gourmet convidou um grupo formado por pessoas reconhecidamente envolvidas de forma profissional e preocupadas com a sustentabilidade.
“Sustentabilidade e gastronomia são dois ingredientes que a gente pode e deve colocar no mesmo prato. A gente sabe que hoje existe uma grande responsabilidade e potencial na indústria de alimentos como um todo de contribuir para esse desenvolvimento sustentável que a gente quer ver manifestado no mundo. Então, se puder ter gastronomia junto com sustentabilidade, o prato é perfeito”, comentou a co-fundadora da empresa We.Flow e uma das juradas do Comitê Gastronomia e Sustentabilidade, Flávia Feliz.
Sustentabilidade tem reflexos imediatos
No encontro, que ocorreu na Cozinha do Bom Gourmet, o comitê analisou cada um dos cases indicados pelas entidades e pré-selecionados pela equipe do Prêmio Bom Gourmet. Entre os critérios considerados pelos seis avaliadores para chegar ao grande vencedor estão: impacto ambiental, inovação, cultura e facilidade de replicação da ação.
“Quando se fala em sustentabilidade, logo vem em mente impacto no futuro. Mas, não necessariamente a gente está falando só de futuro. As ações de sustentabilidade têm impacto de curto, médio e longo prazo. Mas, no fim, todo mundo ganha e não só os donos de estabelecimentos e equipe, mas também toda a sociedade”, analisa o co-fundador da Coposta+, Igor Oliveira.
O vencedor dessa categoria foi o restaurante Quintana Gastronomia, comandado pela chef Gabriela Carvalho. Você sabe mais sobre o restaurante campeão e os outros quatro indicados pelos jurados no site do Prêmio Bom Gourmet.
Jurados da categoria
JOÃO FELIPPE CARNEIRO: permacultor e produtor cultural, atua no mercado de culinária sustentável e vegana desde 2018. Impulsionador de tecnologias verdes por meio do empreendimento Terraço Verde e do Coletivo Mão na Terra.
ROBERTA DA SILVEIRA MORAES: formada em Direito, com Pós Graduação em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais (UFPR) e Fellowship - Nature Based Solutions for Global Challenges na Universidade de Oxford.
FLAVIA FELIZ: Co-fundadora da We.Flow - empresa B certificada de consultoria e treinamento em sustentabilidade e liderança - premiada como Empreendedora Curitibana 2023 e mestre em Empreendedorismo Social pela University of Southern California.
IGOR GONÇALVES OLIVEIRA: Engenheiro Químico, é um dos fundadores da Composta+, startup que facilita o acesso à compostagem para residências e empresas. É adepto da bicicleta como meio de transporte desde 2016 e empenhado em não gerar gases de efeito estufa ao fazer seu deslocamento diário.
FELIPE THIAGO DE JESUS: Agroecólogo, mestre em Manejo e Conservação da Agrobiodiversidade. É Diretor de Segurança Alimentar na Prefeitura de Curitiba e especialista em sistemas alimentares sustentáveis.
STEFANIA BONETTI: Formada em economia pela universidade Luigi Bocconi em Milão, com Master in Management no Instituto de Empresas (IE) em Madrid, onde teve contato com os conceitos de sustainability strategy, sustainable development e ESG. É criadora da Onda Eco limpeza ecológica, empresa certificada pela B Corp.