Prêmio Bom Gourmet
Chefs referência: conheça os profissionais que colocaram a gastronomia do PR no mapa nacional

Os chefs Celso Freire e Manu Buffara, homenageados pelos serviços prestados à gastronomia paranaense no Prêmio Bom Gourmet 2025. Montagem/divulgação/Helena Peixoto
Na edição de 2025, o Prêmio Bom Gourmet prestou uma homenagem a dois chefs que ajudaram a colocar o Paraná no mapa nacional da gastronomia: Celso Freire e Manu Buffara.
Celso Freire

Chef dos Chefs do Prêmio Bom Gourmet 2019, Celso Freire tem mais de 30 anos de experiência na cozinha, além de títulos, prêmios e pupilos entre nomes conhecidos na cena local e cozinheiros amadores. Economista de formação, Freire se rendeu aos encantos da cozinha ainda na infância, na casa da fazenda do avô, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
De sua primeira empreitada culinária, no Hotel Bourbon, até trabalhos com nomes como Giancarlo Bolla e Laurent Suaudeau ou na chefia da cozinha da embaixada brasileira em Londres, acumulou experiências que levou para o Boulevard, restaurante que colocou Curitiba no mapa nacional da gastronomia, e para o Guega, que funcionou até 2013. Comanda hoje, ao lado da filha Gabriela Freire, a Celso Freire Gastronomia, que realiza eventos corporativos, sociais e treinamentos de equipes para o trabalho no setor.
Manu Buffara

A 60ª posição no Latin America's 50 Best Restaurants (2024), com o Manu. O prêmio Melhor Chef Feminina da América Latina pela 50 Best (2022). O 21º lugar no ranking The Best Chef Awards (2021). Esses são alguns dos muitos prêmios que a chef Manu Buffara coleciona e que fazem de sua trajetória ímpar no ramo da gastronomia. Natural de Maringá e radicada em Curitiba, Manu levou a culinária paranaense para o mundo com menus autorais criativos e que valorizam os insumos locais.
A atenção aos detalhes e, especialmente, às pessoas envolvidas na cadeia alimentícia é um dos traços da personalidade da chef, que faz questão de conhecer cada um de seus fornecedores, colhe as flores para decorar as mesas de seu restaurante e desenvolve ações voltadas à comunidade como aulas para merendeiras, almoços para pessoas em situação de vulnerabilidade e eventos de inserção social, educação e distribuição de alimentos em Curitiba.
Atualmente, a chef segue à frente do seu restaurante Manu, na capital paranaense, e é sócia do Exímia Cocktail Bar, em São Paulo.

