Prêmio Bom Gourmet
Chefs de Curitiba fazem workshop no Erasto Gaertner para participar de categoria especial do Prêmio Bom Gourmet
Unir sabor e saúde. A frase sucinta resume o principal objetivo da categoria Erasto Gaertner no Prêmio Bom Gourmet 2023, que teve sua fase de preparo realizada na última segunda-feira (17), com o encontro de 17 chefs renomados de Curitiba, para um workshop promovido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Erasto Gaertner. A supervisora do SND Marina Lopes e a nutricionista clínica da instituição, Rebeca Elbert, apresentaram para os profissionais um pouco de como é pensada a alimentação do Hospital e como potencializar nutrientes durante o preparo das refeições.
Na ocasião, o tema principal foi ‘alimentos funcionais e os seus compostos bioativos', afinal o Erasto Gaertner tem como pilar a saudabilidade e a sustentabilidade, promovendo a prevenção do câncer por meio da educação nutricional. Por isso, no preparo da alimentação, a equipe nutricional considera a relação entre os insumos, como os modos de preparo podem potencializar os benefícios nutricionais e como apresentar isso de forma sedutora ao paladar.
“Com expertise do serviço de nutrição e dietética, podemos colaborar e contribuir levando a comida que faz bem a todos. E quando esse conhecimento é aliado com a categoria no Prêmio Bom Gourmet, conseguindo atingir diversos chefs renomados, nós temos a certeza de que estamos no caminho certo e que conseguiremos disseminar os conhecimentos de uma alimentação funcional em prol da promoção à saúde e prevenção de câncer”, explica Carla Regina Martins, Diretora Geral do Complexo de Saúde Erasto Gaertner.
Para Felipe Petri, chef responsável do Petrisserie, eventos assim são muito necessários, fazendo com que todos pensem na alimentação como provedora de boa saúde. “Aproximar os chefs a esse conhecimento médico e a esse tipo de trabalho desempenhado aqui no hospital para a recuperação das pessoas que tiveram câncer é importantíssimo”, afirma.
E não foi só Felipe que se viu repensando a alimentação, segundo Vania Krekiski, chef responsável do Limoeiro, o workshop foi de grande valia, “muitas coisas nós estamos acostumados a fazer no dia a dia, mas não tão especificamente, pensando nos polifenóis e nos carotenoides, então isso vai me trazer muita bagagem para fazer o meu prato”, explica a chef.
Ao final do evento, os chefs puderam fazer um tour pela cozinha do Erasto Gaertner e conheceram como tudo funciona na prática. “A gente poder trocar experiências e poder demonstrar o quão grandioso é o trabalho da nutrição hospitalar e o quanto podemos agregar à gastronomia e atender melhor ao nosso paciente é fantástico”, conta Marina.
A primeira etapa da categoria especial Erasto Gaertner do Prêmio Bom Gourmet consiste em produzir um prato autoral com base nas técnicas dessa cozinha mais funcional apresentada pelo Hospital. O prato deverá ter ingredientes e preparos pensados do ponto de vista da saúde e prevenção de doenças.
Chefs presentes no evento
- Lucas Coelho Varaschin – Restaurante Hai Yo
- Emanuel Ribas Santos – Veg e Lev
- Felipe Petri – Petrisserie
- Eliseu F. de Lara – Cas Cais
- Ingrid Maia - Cas Cais
- Julia Shuabe - Ponto Gin
- Vania Krekiski – Limoeiro
- Rafael Krieger - Antonina 336
- Leonardo Costa - Ile de France
- Rafael Gonçalves - Paraíso do Sol
- Key Kurihara - C'lavie
- Ivan Lopes – COIN
- Igor Marquesini – Restaurante Igor
- Cláudia Krauspenhar - K.sa
- Cláudia Maria Leão Proença – Quintana Gastronomia
- Rafael Lafraia - Curry e Pasta
- Jaime Spazzini - Koré